Banca de DEFESA: JOSE ALNEYR ALMEIDA GOMES

DATA: 20/06/2023
LOCAL: Sala 215, Bloco 2, Palmares

Propostas de Construções Geométricas para o Ensino Médio

Geometria. Desenho Geométrico. Ensino Médio. Aluno.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O trabalho tem o objetivo de oferecer propostas de construções geométricas para auxiliar o professor do ensino médio, através de uma sequência de construções e justificativas dos principais conceitos e entes matemáticos desenvolvidos passo a passo em consonância com os conteúdos programáticos da base nacional comum curricular (BNCC) para o ensino de geometria. A ideia desse trabalho é oferecer ao professor da educação básica uma espécie de manual com sugestões de construções geométricas divididas nos três anos do ensino médio, com o intuito de trabalhar uma geometria mais construtiva que possibilite maior interação dos alunos com uma aprendizagem satisfatória e que consiga despertar a curiosidade dos discentes no entendimento dos diversos conteúdos geométricos que são ministrados muitas vezes com aulas tradicionais, expositivas e abstratas que provocam o desinteresse pela geometria. As construções e justificativas contidas no material são frutos de pesquisas bibliográficas nas diversas literaturas matemáticas.

Presidente - 1963927 - DANILA FERNANDES TAVARES
Interno - 1550695 - JOSERLAN PEROTE DA SILVA