Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JEOVANE DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: ANTONIO JEOVANE DA SILVA FERREIRA
DATA: 18/05/2021
LOCAL: Ambiente de videoconferência - Google Meets

(Re)afirmando direitos: uma etnografia da luta quilombola por acesso e permanência no ensino superior cearense - caso Unilab.

Política Afirmativa; Quilombolas; Unilab; Ceará;

ÁREA: Antropologia

A presente dissertação trata de estudo etnográfico acerca das mobilizações quilombolas por acesso e permanência no ensino superior público no estado do Ceará, particularmente no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A constituição desse campo analítico traz à baila os processos de discussão, tensionamentos e dos diálogos para a efetivação de uma política afirmativa que contemple as especificidades quilombolas. No final de 2017, após a formação de alianças internas e externas estabelecidas entre o Movimento Quilombola e a coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unilab, a instituição lançou um edital orientando a realização de um Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, juntamente com o estabelecimento de uma reserva de vagas destinada a este público. A partir do ingresso de estudantes quilombolas na Unilab diferentes questões passaram a ser suscitadas, pois de que forma a experiência do acesso à universidade atravessa a trajetória de vida quilombola? Para compreender essa questão, nos debruçamos sobre a questão-problema apresentada entrelaçando e analisando aspectos subjetivos, dialógicos, teóricos e etnográficos que perpassam a luta quilombola pelo direito de acessar o ensino superior, assim como de permanecer e ter uma formação exitosa.

Interno - 051.569.956-08 - KLEYTON RATTES GONÇALVES - UFC
Externo à Instituição - Luciana De Oliveira Dias - UFG