Banca de DEFESA: NUMNA TÉ

DISCENTE: NUMNA TÉ
DATA: 05/02/2021
LOCAL: Ambiente de videoconferência - Google Meets

A interiorização do ensino superior e as experiências de mudança nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção

Acarape e Redenção; Interiorização; Unilab. Ensino Superior; Mudanças e Conflitos Socioculturais.

ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia Urbana

Esta dissertação, intitulada A interiorização do Ensino Superior e as experiências de mudanças nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção, é um estudo etnográfico realizado nos municípios de Acarape-CE e Redenção-CE em 2019-2020 que busca descrever as experiências de mudança que vêm ocorrendo nessas localidades. Tais mudanças se iniciaram na última década, a partir do momento em que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi implantada. Esta Universidade é resultado da ação do projeto da interiorização e internacionalização do Ensino Superior brasileiro. As experiências dinâmicas tiveram o seu ápice a partir do momento que os agentes da Unilab, principalmente os estudantes internacionais, começaram a se estabelecer temporariamente para fins acadêmicos. Por um lado, a estadia desses agentes nos municípios desencadeou a concorrência quanto à ocupação das residências. Isso motivou os proprietários a realizarem a requalificação e a construção de novos imóveis. Por outro lado, ampliou e variou o consumo dos produtos de primeira necessidade. Em torno disso, os antigos moradores das duas cidades começaram a assistir a uma nova configuração do modo de vida que sucedeu o anterior. Isso motivou a disparada no preço dos aluguéis e dos produtos da primeira necessidade. Essas conjunturas alteraram o custo de vida, que antes era razoável as pessoas menos favorecidos financeiramente nos bairros de Centrais. Situação que interfere na convivência sociocultural dos antigos moradores e recém-chegados estudantes internacionais. Assim, trabalhamos com o objetivo de entender o modo como o processo dinâmico de mudança tem se insinuado no cotidiano dos antigos moradores. Também estudamos as formas como os antigos moradores e recém-chegados estudantes se inter-relacionam. Para tanto, usamos um método clássico da pesquisa de campo, a observação participante. A análise de resultado sinalizou que há mudanças em curso e que há conflitos sociais decorrentes do encontro entre estudantes e antigos moradores, entre outros fatores sociais. Concluímos sugerindo que a universidade foi concebida como um projeto de desenvolvimento, mas que o lugar dos antigos moradores não foi pensado.

Externo ao Programa - 2426550 - DANIELE ELLERY MOURÃO
Interno - 2968593 - JACQUELINE BRITTO PÓLVORA