Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANDERLAN CAMPOS PEREIRA

DATA: 12/11/2018
LOCAL: Sala de videoconferência / CH3-UFC / BENFICA

O CAJUEIRO DO SABER:  SABERES ÉTNICOS, ECOLOGIA E LUTA PELA TERRA

Tremembé; Educação do Campo; Ecologia.

ÁREA: Antropologia

O Cajueiro do Saber é o espaço de partilha dos saberes localizados dentro do Campo Experimental da Escola do Campo Francisco Araújo Barros, localizada na comunidade Barbosa, dentro do Assentamento Lagoa do Mineiro, distrito de Almofala, no município de Itarema - Ceará. Apresento uma interpretação sobre a conexão dos saberes étnicos Tremembé dentro do Campo Experimental, e ainda como ocorre a partilha desses saberes nas comunidades atendidas pela Escola. Apresento através da explicação dos Conflitos Socioambientais uma reflexão sobre as contradições existentes nas práticas culturais locais em contraponto aos grandes empreendimentos capitalistas que estão sendo implantados no território. O cajueiro é nativo do local e tem um significado especial nas relações sociais, do seu fruto é produzido o mocororó, bebida que integra a cosmologia do Tórem. O Cajueiro do Saber é representado no local como uma forma de resistência as expropriações dos territórios, desmatamento das matas nativas e o plantio de monocultivos de coqueiros.

Externo à Instituição - GERSON AUGUSTO DE OLIVEIRA JUNIOR - UECE
Presidente - 141.590.073-68 - ISABELLE BRAZ PEIXOTO DA SILVA - UFC