Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS MARTINS DA SILVA

DISCENTE: MARCUS VINICIUS MARTINS DA SILVA
DATA: 22/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

Da abjeção à transidentidade: etnografia das resistências de pessoas trans* na Unilab/CE

Transidentidade; Resistência; Ensino Superior; UNILAB.

ÁREA: Antropologia

Esta dissertação é resultado de uma etnografia, cujo objetivo central é a compreensão de como pessoas trans* operacionalizam resistências identitárias no contexto acadêmico-universitário interiorano cearense, especificamente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campi Ceará. Refletindo a partir de minha experiência dissidente e propondo uma antropologia trans, problematizo questões que envolvem relações de poder, de resistência e de assujeitamento, tomando como escopo analítico os estudos trans e os estudos de gênero e sexualidades. A etnografia que emerge produz um entendimento sobre a pluralidade das existências e das narrativas no percurso das trajetórias de vida de pessoas trans* impelidas à abjeção. A análise, portanto, discute a produção das transidentidades através das narrativas de resistências, revelando, assim, a complexidade das relações e dos atravessamentos que amparam o entendimento acerca das discussões e dos efeitos sobre acesso, inclusão e permanência de pessoas trans* no ensino superior público brasileiro.

Interno - 051.569.956-08 - KLEYTON RATTES GONÇALVES - UFC
Presidente - 038.376.844-66 - MARTINHO TOTA FILHO ROCHA DE ARAÚJO - UFC