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Banca de DEFESA: MARIA GILDELLYANA MAIA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GILDELLYANA MAIA DE MOURA
DATA: 22/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Campus das Auroras - Bloco A, Sala 302 - Videoconferência
TÍTULO:

APRENDIZADO DE SURDAS SOBRE CÂNCER DE MAMA ATRAVÉS DE VÍDEO EDUCATIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem. Surdez. Enfermagem, Vídeo Educativo, Neoplasias da Mama


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O estudo objetivou verificar o aprendizado de mulheres surdas sobre a Prevenção e rastreamento do câncer de mama por meio de vídeo educativo, em duas instituições de Fortaleza-Ce, onde concentram-se um quantitativo suficiente da população surda. Estudo multimétodo, constituído por uma pesquisa metodológica composto por duas fases: Avaliação aparente e Avaliação de aprendizagem. Na primeira fase, o estudo contemplou três etapas: 1ª. Contato e autorização das instituições; 2ª. Convite as mulheres surdas; 3ª. Avaliação aparente do vídeo com sete mulheres surdas de uma das instituições onde o estudo foi realizado. Por meio do preenchimento do Questionário de Avaliação de Tecnologia assistiva (QUATA), as mulheres avaliaram o vídeo quanto aos critérios de interatividade, objetivos relevância e eficácia. Na segunda fase, o estudo contemplou cinco etapas distintas: 1ª. Elaboração de um instrumento pré e pós-teste contendo dez questões objetivas de múltipla escolha que abordava conteúdo sobre a temática câncer de mama; 2ª. Avaliação do instrumento pré e pós-teste por sete enfermeiras com expertise em saúde da mulher/câncer de mama. O julgamento do instrumento ocorreu mediante aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) que avalia a clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e dimensão; 3ª. Avaliação de aprendizagem ocorreu em ambas as instituições e foi realizada em três momentos: Primeiro momento: Pré-teste, realização do questionário antes do vídeo; segundo momento: Exposição do vídeo; e o terceiro momento: pós-teste mediato, realização do questionário após o vídeo; 4ª. Aplicação do pós-teste tardio, após 15 dias a pesquisadora retornou as instituições e realizou o questionário contendo as mesmas questões da etapa anterior para serem respondidas pelas participantes; 5ª. Analise dos dados, foram estatisticamente validados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binominal. Foi adotado o valor de, no mínimo, 0,8 (80%) de concordância para considerar o instrumento válido. Dessa forma o estudo obteve oito etapas, sendo três etapas na primeira fase e cinco etapas na segunda fase.     As etapas que necessitavam da comunicação da pesquisadora com as mulheres surdas foram mediadas pelo interprete de LIBRAS da própria instituição onde a pesquisa foi realizada. Na validação aparente o vídeo obteve um IVC de 98% pelas sete mulheres surdas, garantindo adequabilidade e confiabilidade cientifica. O instrumento utilizado para a realização do pré, pós-teste imediato e pós-teste tardio teve concordância superior a 80% em quase todos os itens, apenas um item não obteve o percentual desejado, dessa forma foram realizados todos os ajustes pertinentes e houve concordância de todos os especialistas. Na avaliação de aprendizagem foi identificado que todas as questões apresentaram acréscimos de acertos no pós-teste imediato quando comparado ao pré-teste. No entanto, nenhuma questão no pós-teste tardio obteve um percentual diminuído quando comparada ao pré-teste. Dessa forma, constata-se que o vídeo educativo sobre câncer de mama tem o potencial de ser uma ferramenta utilizada nas práticas educativas dos profissionais enfermeiros para atender as necessidades das mulheres surdas a respeito do câncer de mama.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE TOMAZ DE CARVALHO - UFC
Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Interno - 2995109 - NATASHA MARQUES FROTA
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Interno - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 09:53
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