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DAIANY MARIA CASTRO NOGUEIRA
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CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE UMA POPULAÇÃO INDÍGENA SOBRE IMUNIZAÇÃO INFANTIL
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Data: 27/01/2023
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A imunização está entre as principais estratégias de prevenção da morbimortalidade infantil. É um processo ativo e que depende, principalmente, da iniciativa do cuidador da criança, que para ser considerada imunizada, deve estar em conformidade com o esquema vacinal preconizado pelo programa nacional de imunizações. Todos os anos, muitas crianças deixam de ser vacinadas pelos mais diferentes fatores, que abrangem desde o nível cultural e econômico dos pais, até causas relacionadas a crenças, superstições, mitos, credos religiosos e baixo nível de conhecimento quanto às atualizações do Ministério da Saúde. No cenário brasileiro, para o sistema único de saúde, os indivíduos devem ser avaliados de forma integral, atendendo o princípio da equidade e da universalidade do acesso. Desta forma, o atendimento à população indígena possui especificidades, em especial para o público pediátrico que demanda atenção diferenciada em razão da maior vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi avaliar conhecimentos, atitudes e práticas de uma população indígena sobre imunização infantil. Tratou-se de um estudo exploratório, transversal e com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em uma unidade de atenção primária à saúde indígena em Caucaia-CE. A população do estudo foi constituída por pais/responsáveis de crianças indígenas de zero a cinco anos de idade pertencentes à aldeia Jandaiguaba, etnia Tapeba, acompanhados na referida unidade. A amostra foi representada por pai, mãe ou responsável legal de cada uma das 121 crianças de zero a cinco anos de idade pertencentes à referida unidade de atenção primária. Foram considerados como critérios de inclusão: ser indígena, ser cadastrado junto ao DSEI-CE, ser pai, mãe ou responsável legal de crianças de zero a cinco anos adscrita na atenção primária de saúde indígena e ter disponibilidade de comparecer no referido local em dia e horário pré-estabelecido. Foram excluídos aqueles que possuiam limitação cognitiva, visual ou auditiva que impedissem o fornecimento das respostas necessárias para preenchimento do inquérito de conhecimentos, atitudes e práticas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um instrumento CAP, com 30 questionamentos sobre imunização infantil, para avaliar aspectos relacionados ao Conhecimento, Atitude e Prática em saúde desta população. Os dados obtidos foram tabulados no programa Excel e analisados no programa estatístico SPSS, e armazenados em banco de dados. A análise estatística descritiva das variáveis categóricas foram dispostas em frequências absolutas e relativas e, para as variáveis contínuas, foi utilizada média e desvio-padrão e o Qui-Quadrado de Pearson para variáveis categóricas, com intervalo de Confiança de 95% e significância com p<0,05. A pesquisa respeitou os princípios éticos em todas as fases do estudo em consonância com o que preconiza a Resolução nº466/12; foi submetida à apreciação de Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo a aprovação para a realização de pesquisa sob parecer de n° 56448022.2.0000.5576. Notou-se que 35,5% dos participantes não eram alfabetizados, 30% nunca estudaram, 57% não trabalhavam fora de casa, a idade média dos cuidadores foi aproximadamente 26 anos. Observou-se grande concentração de indivíduos no estrato social que recebe 1 salários mínimo. Quanto ao conhecimento 20,7% da população apresentou conhecimento adequado, 44,6% regular, 34,7% inadequado. Não houve atitudes classificadas como adequadas, em 12,4% dos casos a mesma foi considerada regular e em 87,6% como inadequadas. Já as práticas adequadas representaram 17,4%, as regulares foram 43% e as inadequadas corresponderam a 39.7% das ocorrências. Não houve associação estatisticamente significante entre idade do responsável e atitudes. Contudo a correlação entre idade e conhecimento, assim como idade e prática apresentou significância estatítica. Conclui-se que o conhecimento precário sobre o processo imunizatório interfere diretamente na adesão às medidas profiláticas, bem como nas práticas adotadas antes e após a administração das vacinas. Como limitação do estudo observou-se uma escassez de produção científica referente a esta temática e suas vertentes, este achado pode sugerir descaso com a saúde indígena.
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MARIA JOCELANE NASCIMENTO DA SILVA
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Construção e validação de software de realidade virtual para apoio às orientações acerca das cardiopatias congênitas.
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Data: 23/02/2023
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Este estudo teve como objetivo desenvolver um software baseado em realidade virtual para auxiliar os enfermeiros nas orientações de pais/cuidadores de crianças com cardiopatias congênitas no pré-operatório. Tratou-se de uma pesquisa metodológica, aplicada e de produção tecnológica. Para a construção do software foram seguidas cinco etapas: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega. O recurso visual contou com ilustrações 3D elaboradas com o apoio de um profissional modelador, com vistas a tornar as imagens atraentes, mais próximas da realidade e serem bem visualizadas com óculos de realidade virtual. Associado às imagens, foram adicionados áudios gravados em estúdio, cujo roteiro passou pelo teste de Flesch. A ferramenta foi validada por juízes da saúde e da computação que avaliaram características de qualidade do software conforme a norma internacional ISO/IEC 25010. Os dados coletados foram organizados no programa Microsoft Office Excel 2013, processados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, sendo os resultados apresentados em tabelas e gráficos. Foi utilizado p-valor de 0,05, teste binomial e Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC), sendo considerados válidos os itens com CVC ≥ de 0,80. Para o desenvolvimento do software foram utilizadas ferramentas tais como: Autodesk MAYA 3D®, 3DS MAX®, Blender® e Unity®. Para tanto utilizou-se a linguagem de programação CSharp (C#). O software construído conta com recursos de animações com imagens em 3D, áudios e óculos de realidade virtual. Assim, foi avaliado o desempenho funcional do software a partir das seguintes características: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. Os juízes da área da saúde avaliaram apenas as seis primeiras características, ao passo que os da computação avaliaram as oito características. Na avaliação do desempenho funcional, os menores valores foram da característica “Adequação funcional” com CVC 0,83 e 0,84, atribuídas, respectivamente, pelos juízes da saúde e da computação. Já os maiores foram na característica “Eficiência de desempenho” com CVC de 0,93 pelos juízes da saúde e “Segurança” com CVC 1,00 pelos juízes da computação. Além disso, o maior percentual deconcordância, a partir do teste binomial foi na característica “Eficiência de desempenho” com 97,5% pelos juízes da saúde e, “Compatibilidade” e “Segurança”, ambas com concordância de 100% atribuídas pelos juízes da computação. Assim, o software CardioVR mostrou características e conteúdo satisfatórios perante a avaliação dos juízes da área da saúde e da computação, porém com ajustes para melhorar suas funcionalidades, os quais foram acatados. Portanto, esse software poderá contribuir nas orientações dos profissionais de saúde no pré-operatório, principalmente enfermeiros, favorecendo o cuidado holístico à criança com cardiopatia congênita e a compreensão de seus pais ou cuidadores.
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LETICIA PEREIRA FELIPE
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Gestantes Atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde de um Município Cearense: da Realidade ao Conhecimento e Práticas em Saúde
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Data: 28/02/2023
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Definido como um período de grandes mudanças e de profundo significado para a vida da mulher e da família, a gestação é um estado fisiológico influenciado por condicionantes e determinantes sociais da saúde (DSS). A depender do contexto, ela pode ser afetada pelas atitudes, comportamentos e conhecimentos, os quais poderão colaborar com o enfrentamento dessa nova realidade, além de pelo estresse. Assim, essa pesquisa objetivou avaliar a realidade, o estresse e o conhecimento, as atitudes e as práticas em saúde de gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de um município cearense. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal e de abordagem conduzido com gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Barreira – Ceará, no período de janeiro a dezembro de 2022. Após etapa de validação do questionário por juízes e consentimento das gestantes, foi aplicado o respectivo instrumento, seguido pelo preenchimento do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL). Os dados obtidos foram organizados no Excel for Windows e analisados pelo Statistcal Package for the Social Science (SPSS). Para avaliar a relação entre as variáveis categóricas, foi aplicado o Teste de Qui- quadrado ou o Teste exato de Fisher. Foi adotado P-valor < 0,05. Foram resguardados todos os preceitos recomendados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, tendo o estudo iniciado após sua aprovação. Das 50 gestantes, 56,0% (n = 28), 68,0% (n = 34) e 64,0% (n = 32) tinham mais de 12 anos de escolarização, uma renda familiar inferior a um salário mínimo e não exerciam atividade laboral, respectivamente. Das participantes, 90,0% (n = 45), 74,0% (n = 37) e todas vivenciavam uma gestação desejada, não buscaram atendimento odontológico e apresentaram estresse, respectivamente. Observou-se uma associação significativa entre ter idade igual ou superior a 19 anos e não estar na fase de alarme (p = 0,015), de quase exaustão (p = 0,025) e exaustão (p = 0,012). Ainda, constatou-se uma associação significativa entre a gestante não fazer o uso de fio dental e não estar na fase de exaustão para o estresse (p = 0,049), assim como não ter acompanhamento odontológico durante o período gestacional (p = 0,025) e tê-lo previamente (p = 0,018) e não estar nesse estágio de estresse. Conclui-se que, apesar da reduzida condição financeira e limitado exercício de atividade laboral, as gestantes apresentavam condições favoráveis à sua saúde e de seu bebê, no âmbito dos DSS e dos aspectos relacionados à gestação e ao pré-natal. Sobre os aspectos relacionados à saúde bucal, as participantes, apesar de reconhecerem a importância do acompanhamento odontológico no pré-natal e a influência da saúde bucal sobre a saúde geral, desconheciam as doenças bucais e suas formas preventivas, não concebiam a interferência da saúde oral sobre a gestação e não foram orientadas quanto a esse tipo de saúde.
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MARIA GILDELLYANA MAIA DE MOURA
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APRENDIZADO DE SURDAS SOBRE CÂNCER DE MAMA ATRAVÉS DE VÍDEO EDUCATIVO
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Data: 22/03/2023
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O estudo objetivou verificar o aprendizado de mulheres surdas sobre a Prevenção e rastreamento do câncer de mama por meio de vídeo educativo, em duas instituições de Fortaleza-Ce, onde concentram-se um quantitativo suficiente da população surda. Estudo multimétodo, constituído por uma pesquisa metodológica composto por duas fases: Avaliação aparente e Avaliação de aprendizagem. Na primeira fase, o estudo contemplou três etapas: 1ª. Contato e autorização das instituições; 2ª. Convite as mulheres surdas; 3ª. Avaliação aparente do vídeo com sete mulheres surdas de uma das instituições onde o estudo foi realizado. Por meio do preenchimento do Questionário de Avaliação de Tecnologia assistiva (QUATA), as mulheres avaliaram o vídeo quanto aos critérios de interatividade, objetivos relevância e eficácia. Na segunda fase, o estudo contemplou cinco etapas distintas: 1ª. Elaboração de um instrumento pré e pós-teste contendo dez questões objetivas de múltipla escolha que abordava conteúdo sobre a temática câncer de mama; 2ª. Avaliação do instrumento pré e pós-teste por sete enfermeiras com expertise em saúde da mulher/câncer de mama. O julgamento do instrumento ocorreu mediante aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) que avalia a clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e dimensão; 3ª. Avaliação de aprendizagem ocorreu em ambas as instituições e foi realizada em três momentos: Primeiro momento: Pré-teste, realização do questionário antes do vídeo; segundo momento: Exposição do vídeo; e o terceiro momento: pós-teste mediato, realização do questionário após o vídeo; 4ª. Aplicação do pós-teste tardio, após 15 dias a pesquisadora retornou as instituições e realizou o questionário contendo as mesmas questões da etapa anterior para serem respondidas pelas participantes; 5ª. Analise dos dados, foram estatisticamente validados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binominal. Foi adotado o valor de, no mínimo, 0,8 (80%) de concordância para considerar o instrumento válido. Dessa forma o estudo obteve oito etapas, sendo três etapas na primeira fase e cinco etapas na segunda fase. As etapas que necessitavam da comunicação da pesquisadora com as mulheres surdas foram mediadas pelo interprete de LIBRAS da própria instituição onde a pesquisa foi realizada. Na validação aparente o vídeo obteve um IVC de 98% pelas sete mulheres surdas, garantindo adequabilidade e confiabilidade cientifica. O instrumento utilizado para a realização do pré, pós-teste imediato e pós-teste tardio teve concordância superior a 80% em quase todos os itens, apenas um item não obteve o percentual desejado, dessa forma foram realizados todos os ajustes pertinentes e houve concordância de todos os especialistas. Na avaliação de aprendizagem foi identificado que todas as questões apresentaram acréscimos de acertos no pós-teste imediato quando comparado ao pré-teste. No entanto, nenhuma questão no pós-teste tardio obteve um percentual diminuído quando comparada ao pré-teste. Dessa forma, constata-se que o vídeo educativo sobre câncer de mama tem o potencial de ser uma ferramenta utilizada nas práticas educativas dos profissionais enfermeiros para atender as necessidades das mulheres surdas a respeito do câncer de mama.
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FLÁVIA VASCONCELOS DE ARAUJO MARTINS
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VIGILÂNCIA SANITÁRIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
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Data: 31/03/2023
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Considerando a importância da temática de Vigilância Sanitária para a qualificação do cuidado em enfermagem, o estudo propôs a aplicação de metodologias de aprendizagem, alicerçadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a fim de promover uma formação complementar em Vigilância Sanitária (VISA), com foco na área de serviços de saúde para os acadêmicos de enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesse contexto, este estudo visou a realização de medidas capazes de intervir positivamente no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem, favorecendo a construção de saberes e o desenvolvimento de uma “consciência sanitária”, entendida como a prática reflexiva de posturas de prevenção e controle dos riscos relacionados aos cuidados em saúde pública. Proposta essa justificada pela ausência de disciplina específica no programa de graduação em enfermagem. Dessa forma, a pesquisa objetivou analisar a aplicação de metodologias de ensino mediadas por (TDIC) na formação acadêmica em enfermagem na área de Vigilância Sanitária. Além disso, teve como objetivos específicos: realizar diagnóstico acerca do conhecimento em vigilância sanitária de acadêmicos de enfermagem e desenvolver e validar estratégia educativa baseadas em TDIC para a formação acadêmica complementar em enfermagem referente aos conteúdos de vigilância sanitária em serviços de saúde. Trata-se de pesquisa metodológica e de validação. Quanto ao público da pesquisa, participaram da pesquisa na primeira fase, estudo piloto, 66 acadêmicos de enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e na segunda fase, etapa de validação, participaram 30 acadêmicos de enfermagem da mesma Universidade, 10 profissionais de Vigilância Sanitária com formação superior em enfermagem e 5 professores especialistas em didática na modalidade de ensino à distância. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB via sistema on-line da Plataforma Brasil para apreciação ética, conforme CAAE: 51976221100005576 e parecer no 5228117. Considerando o objetivo principal do estudo, a fim de construir e validar um curso on-line que agregue conhecimentos que irão repercutir positivamente na qualidade do cuidado de enfermagem, a partir do uso de TDIC, a pesquisa, com base na avaliação dos juízes expertises e dos acadêmicos, foi extremamente satisfatória, conforme acusam os resultados do IVC individual e do IVC geral. Os valores representaram ótimo nível de concordância entre os especialistas e ratificaram que o curso à distância em Vigilância Sanitária com foco nos serviços de saúde é adequado ao que se propõe. O curso on-line será entregue à Instituição já validado, refletindo na contribuição da pesquisa para aperfeiçoamento da educação em nível superior do Curso de Enfermagem. Dessa forma, espera-se que antes da inclusão do conteúdo como disciplina de extensão ou associada a alguma disciplina já existente, como epidemiologia, realize-se estudo quase-experimental com aplicação de teste antes e depois.Dessa forma, acredita-se que a realização do curso em Vigilância Sanitária resulte em benefícios referentes à qualificação do cuidado de enfermagem, resguardo à saúde do paciente e do profissional, perante a prevenção de riscos sanitários envolvidos nos serviços de saúde, e contribuição para a proteção ambiental.
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KAROLINE GALVÃO PEREIRA PAIVA
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TERAPIA FLORAL COMO TECNOLOGIA PARA ANSIEDADE EM SAÚDE DO IDOSO À LUZ DA TEORIA DE BETTY NEUMAN: ESTUDO RANDOMIZADO
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Data: 25/04/2023
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A Terapia Floral de Bach trouxe uma abordagem holística ao contexto da pandemia, sendo uma tecnologia eficaz na prática do cuidado em enfermagem, pois promove alternativas que auxiliam na cura de doenças psíquicas como ansiedade. Objetivou-se analisar a efetividade do uso da terapia floral no tratamento da ansiedade entre idosos. Trata-se de um estudo experimental de natureza quantitativa, do tipo ensaio clínico randomizado, de caráter prospectivo, duplo cego, com amostra total de 59 idosos. A coleta de dados ocorreu entre agosto de 2022 a janeiro de 2023, nas cidades de Acarape e Redenção, no estado do Ceará. Os critérios de inclusão foram: idoso de ambos os sexos, capaz de reconhecer os traços de ansiedade tendo na escala o score IDATE superior a 20. Os critérios de exclusão: idosos em uso de alguma terapia floral ou terapia complementar, em tratamento psicológico, ser etilista e usar psicotrópico informações autorreferidas pelo idoso a descontinuidade se deu pelo não uso da terapia ou ausência às consultas. Respeitou-se a Resolução 466/12 do CONEP que regulamenta pesquisas com seres humanos. Participaram do estudo 31 idosos pertencentes ao grupo intervenção e 28 no grupo controle. Os resultados dessa pesquisa apresentaram homogeneidade intergrupos entre as variáveis clínicas e sociodemográficas, com valor de p > 0,05. Na análise das variáveis sociodemográficas e clínicas associadas a escala IDATE-E, mostrou o predomínio de ansiedade nas seguintes características: mulheres, não brancos, sem parceiros, aposentados, com renda menores, tabagista, não etilista, não praticante de atividade física, com insônia e sem contaminação por COVID. A associação intragrupo dos precursores de ansiedade como impaciência, medo, irritabilidade, inquietação, agitação e preocupação familiar, mostram maiores índices de significância no GI comparado ao GC, após uso do floral Rescue Remedy. Conclui-se que os benefícios que as terapias integrativas, por meio dos florais, conseguiram minimizar a ansiedade gerada no público idoso, sendo esta uma alternativa integradora aos cuidados de saúde com vistas a melhorar a qualidade de vida, a promoção da saúde e a expandir o papel da enfermagem dentro deste cenário.
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GLAUCIANO DE OLIVEIRA FERREIRA
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Análise de Casos de Dengue e sua Relação com a Precipitação e Temperatura nos Municípios Cearenses
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Data: 16/06/2023
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Resumo: Nos últimos anos, tem-se observado um aumento exponencial da incidência global da dengue, chegando a registrar anualmente até 400 milhões de novos casos. Esse aumento é atribuído a diversos fatores, sendo a variabilidade climática considerada entre uma das principais influências. Portanto, é imprescindível compreender a relação entre as variáveis climáticas e os casos de dengue, a fim de aprimorar as estratégias de prevenção e controle dessa arbovirose. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre casos de dengue e as variáveis climáticas de precipitação e temperatura em municípios do Ceará entre 2008 e 2019. Para tanto, realizou-se uma pesquisa ecológica exploratória utilizando séries temporais. Os dados foram coletados de três fontes distintas: o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e o banco de dados meteorológicos diários em grade do Brasil. As variáveis dependentes incluíram casos confirmados e o coeficiente de prevalência de dengue, enquanto as variáveis independentes foram o índice de precipitação, a temperatura mínima e a temperatura máxima. Os dados foram analisados de forma descritiva e apresentados em gráficos e mapas. Para entender a magnitude da dengue nos municípios cearenses, calculou-se o coeficiente de prevalência anual. Os resultados do estudo apontaram que a dengue ainda é uma doença prevalente no Estado do Ceará, e que uma precipitação anual moderada (<800mm) modula espacialmente os casos positivos da arbovirose. De acordo com as análises, áreas com maior pluviosidade e temperaturas entre 25°C e 30°C convergiram com uma menor prevalência da doença. Observou-se também que municípios vizinhos possuem um padrão de ocorrência semelhante. Notou-se ainda que temperaturas muito elevadas, muito acima de 35°C, não favorecem a incidência de dengue. Este estudo traz importantes insights para aprimorar estratégias de prevenção e controle da doença. Compreender a influência das variáveis climáticas permite direcionar medidas preventivas eficientes, especialmente em áreas com precipitação moderada (<800mm/ano) e temperaturas entre 25°C e 30°C. Identificar padrões semelhantes entre municípios vizinhos auxilia na implementação coordenada de ações de controle. Esses achados fortalecem a saúde pública, embasando as decisões de gestores e subsidiando enfermeiros no planejamento, elaboração e aplicação de intervenções para prevenir a ocorrência de dengue.
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ALINE DE OLIVEIRA DE FREITAS
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Efeitos do alho (Allium Sativum) no tratamento da Candidíase Vulvovaginal em comparação com a terapia farmacológica convencional: revisão sistemática
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Data: 19/06/2023
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Resumo: O alho (Allium Sativum) é uma espécie que vem sendo usada na ginecologia natural, no combate à candidíase vulvovaginal. A fim de contribuir na promoção do uso seguro e eficaz de plantas medicinais, torna-se necessário analisar as evidências as produzidas acerca deste produto. O objetivo do presente trabalho foi analisar os efeitos do alho no tratamento da candidíase vulvovaginal em comparação com a terapia farmacológica convencional. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, conduzida de acordo com as diretrizes da Cochrane Collaboration e do Protocolo PRISMA 2020. Foram incluídos estudos primários do tipo ensaio clínico randomizado controlado sobre os efeitos do alho sobre a CVV comparado a terapias farmacológicas; disponíveis gratuitamente e na íntegra. Foram realizadas buscas nas bases de dados e bibliotecas Cochrane, Scientific Electronic Library Online, PUBMED, Portal de periódicos da Capes, CLINICAL TRIAL, Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos e Biblioteca Virtual em Saúde. Os resultados foram importados para o gerenciador de referências Rayyan e analisados sobre risco de viés, através da ferramenta da Cochrane (RoB 2). Foram encontrados um total de 5222 estudos, dos quais, 3 estudos foram submetidos à análise. Os três estudos incluídos foram produzidos no Irã, nos anos de 2016, 2014 e 2010, e que estavam disponíveis em inglês. Dos três estudos, um utilizou duplo cegamento, outro aplicou o cegamento apenas para os participantes e o terceiro não mencionou cegamento. Acerca das formas farmacêuticas utilizadas, observou-se que um estudo comparou creme de alho com clotrimazol creme a 2%, outro comparou fluconazol comprimido dose única, com comprimido de alho, e outro comparou creme à base de alho e tomilho com clotrimazol creme. Nos dois estudos comparando clotrimazol creme e alho, os resultados não apresentaram diferença estatística significativa entre os dois tratamentos; já no caso do alho comparado ao fluconazol comprimido, o fluconazol se mostrou mais eficaz na melhoria geral dos sintomas do que o alho. Apenas um dos três artigos não mencionou efeitos colaterais, e os outros dois reportaram náuseas e “outros efeitos colaterais", tanto dos fármacos quanto do alho. Quanto à análise metodológica, observou-se que os estudos incluídos apresentaram alguns vieses, como ausência de menção a cegamento de participantes e pesquisadores, bem como a não menção se foi utilizado protocolo ou intenção de tratar, no Ensaio clínico randomizado. O estudo que comparou creme de alho a clotrimazol creme foi o que apresentou menor número de domínios assinalados como baixo risco. Assim sendo, observa-se que a realização deste estudo, permitiu a identificação de evidências acerca da eficácia do alho no tratamento da candidíase vulvovaginal bem semelhante aos fármacos; contudo, desvelou a necessidade de que mais ensaios clínicos randomizados sejam desenvolvidos acerca dos efeitos do alho no tratamento desta doença.
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JOELITA DE ALENCAR FONSECA SANTOS
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EFICÁCIA DA TERAPIA A LASER DE BAIXA INTENSIDADE NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES EM MEMBROS INFERIORES DE PESSOAS COM DIABETES
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Orientador : THIAGO MOURA DE ARAÚJO
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Data: 20/06/2023
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A terapia a laser de baixa intensidade e a irradiação do laser de modo intravascular são tratamentos adjuvantes nas complicações dos pés em pessoas com diabetes. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o protocolo de TLBI e ILBI nos aspectos quanto à sensibilidade tátil, dolorosa e térmica em pés de pessoas que convivem com diabetes. Trata-se de ensaio clínico randomizado, prospectivo desenvolvido no Centro de Atenção Integral a Saúde de Redenção - Ceará. Os participantes selecionados foram divididos em três grupos randomizados por sorteio: Grupo Controle (placebo), Grupo TLBI (tratado com TLBI) e Grupo TLBI + ILIB: (Tratamento TLBI + ILIB). Um formulário foi aplicado para cada participante no primeiro dia de intervenção clínica como perfil sociodemográfico, perfil clínico, exame físico, avaliação neurológica do pé diabético, rastreamento do pé neuropático, aplicação da escala de dor, testes de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa. Nas etapas seguintes, os grupos foram avaliados com os testes de sensibilidade térmica, tátil e dolorosa e aplicação de escala virtual analógica de dor a cada 03 aplicações do protocolo clínico no 1º, 7º, 13º, 19º e 23º dia. No total foram 12 aplicações durante 23 dias de TLBI e ILBI com intervalo de 48 horas entre uma aplicação e outra. No último dia de aplicação do protocolo clínico foi realizado todos os testes de sensibilidade, avaliação da dor neuropática e rastreamento neuropático com o Michigan Neuropathy Screening Instrument. Em relação a dor leve utilizando a escala virtual analógica, a partir do segundo e terceiro momento aumentou e atingiu índices de 88,5% e 96% no quarto e quintos momentos. Na sensibilidade dolorosa a dor intensa chegou a 73,1% no quinto momento, não houve diferença com a aplicação dos protocolos clínicos. Porém, houve melhora em relação a aplicação do protocolo clínico na sensibilidade térmica, no quinto momento 30,8% não tiveram alteração de sensibilidade e 42,3% apresentaram alteração com a utilização dos protocolos clínicos e as alterações ocorreram mais na região plantar lateral+ medial. Na sensibilidade tátil, não houve melhora da neuropatia diabética com uso dos protocolos clínicos utilizando os monofilamentos, assim, o quinto e último momento finalizou com 100% dos participantes “não sentiram o toque no pé”. No rastreamento neuropático, comparação em relação ao início e ao final foi (P < 0,007). os protocolos clínicos aplicados nos grupos TLBI e TLBI + ILIB foram eficazes para melhora dos sinais e sintomas da dor neuropática, bem como, melhora da sensibilidade térmica, todavia, não houve melhora nos testes de sensibilidade tátil e dolorosa.
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LUCAS DE SOUSA SILVA
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Experiência e conhecimento de enfermeiros em comunicação e tecnologias assistivas no atendimento a pessoas com deficiência
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Data: 20/06/2023
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Introdução: A deficiência é condição existente em 15% da população mundial. Esta população é crescente devido ao envelhecimento e agravamento de condições crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares ou pontuais como acidentes automobilísticos, desastres naturais e guerras. A vida desta população é permeada por barreiras sociais, econômicas e culturais que dificultam sua plena participação e autonomia na sociedade. Tais obstáculos refletem em menores condições de acesso a saúde e dificuldades de acesso a informações e consultas de qualidade. Neste contexto se faz importante investigar sobre o conhecimento e experiência de enfermeiros no atendimento a pessoas com deficiência. Objetivos: Avaliar o conhecimento e experiência dos enfermeiros do maciço de Baturité quanto a comunicação e uso de tecnologias assistivas no atendimento à Pessoa com Deficiência. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal realizado em 12 municípios do maciço de Baturité localizado no estado do Ceará entre os meses de outubro de 2022 e fevereiro de 2023. Foram a aplicados questionários sociodemográficos e sobre o conhecimento relativamente a pessoa com deficiência, comunicação e tecnologias assistivas à enfermeiros de instituições de saúde que realizam atendimento ao sistema público de saúde. Resultados: Constituíram a mostra deste estudo 84 enfermeiros dentre os quais 26 (31,3%) entre 23 e 26 anos, 52 (62,7%) prestam assistência em unidades de nível de atenção primária à saúde, 60 (71,4%) autodeclaram ser pretos ou pardos, 71 (84,5%) do sexo feminino e 47 (56%) especialistas. Destes profissionais 44 (53%) concluíram a graduação em instituições privadas de ensino, 46 (54,8%) não cursaram disciplinas que discutissem a temática de pessoas com deficiência e apenas 4 (4,8%) relataram ter participado de grupos de pesquisa ou extensão e 23 (27,4%) enfermeiros relataram ter realizado cursos sobre a temática. Quanto a experiência destesprofissionais no atendimento a este público 51 (60,7%) afirmaram já ter assistido a pessoa com deficiência visual, 69 (82,1%) deficiência motora, 57 (67,9%) deficiência auditiva, 59 (70,2%) deficiência intelectual e 58 (70,7%) pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Quanto aos resultados obtidos na resolução do questionário sobre pessoas com deficiência cujo pontuação máxima é de até 39 pontos, obteve-se média de 26,1 pontos, mediana de 27 pontos e moda de 23 pontos. A grande maioria dos enfermeiros apresentou pontuação situada entre 50 e 75% de taxa de acerto. Apenas 4 questões apresentaram taxas de acerto inferiores a 50%. Profissionais que concluíram a graduação em instituições de ensino público (p = 0,008) e maior titulação acadêmica (p = 0,005) apresentaram melhores pontuações na resolução do questionário sobre pessoas com deficiência. Conclusão: Conclui-se que os profissionais do maciço de Baturité possuem conhecimento adequado sobre conceitos e definições sobre pessoas com deficiência apesar do pouco contato com a temática durante a graduação e baixo interesse na realização de cursos e capacitações sobre o tema. Além disto, evidencia-se que o atendimento a esta população é permeado por desafios e limitações principalmente relacionados ao estabelecimento de comunicação eficaz e assim como também existe dificuldade por parte dos profissionais na implementação e aplicação de tecnologias assistivas para o atendimento a pessoas com deficiência.
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ALANNA ELCHER ELIAS PEREIRA
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ASPECTOS PSICOSSOCIAIS VIVENCIADOS PELOS UNIVERSITÁRIOS INTERNACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
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Data: 29/06/2023
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INTRODUÇÃO: O impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental das pessoas é extremamente preocupante, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela pandemia. O risco se agrava ainda mais entre estudantes internacionais que se deslocam para realizar a formação superior em outro país e se deparam com uma nova realidade. Vivem muitas vezes sozinhos, longe do ambiente familiar, morando de aluguel com bolsa de estudo limitada, agravando-se, assim, com as medidas de restrições sanitárias. OBJETIVO: Identificar e analisar os aspectos psicossociais vivenciados por universitários internacionais durante a pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma investigação de métodos mistos, utilizando dados quantitativos e qualitativos, com natureza exploratória sistematizada com instrumento específico. O estudo foi realizado em 2022. Os participantes foram estudantes internacionais, oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cursando os cursos do Instituto de Humanidades e Instituto de Ciências e Saúde. Para a coleta de dados foi utilizado dois instrumentos: um formulário sociodemográfico e um questionário. A aplicação do questionário ocorreu por meio de entrevista. O conteúdo foi gravado, transcrito e analisados por meio da técnica defendida por Bardin. E os quantitativos foram organizados e processados no programa IBM SPSS Statistics 21 e foi realizada a análise estatística descritiva de frequência dos dados sociodemográficos e psicossociais. A coleta de dados ocorreu em Setembro, após à apreciação e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. RESULTADOS E DISCUSSÃO:Participaram do estudo 117 estudantes internacionais, a maioria guineense, do sexo masculino. 42 participaram da entrevista semiestruturada. Apenas 21 foram diagnosticados com COVID-19, a maioria relatou que tiveram perda da qualidade do sono, medo de se infectar e sentimento de solidão. 75 sentiram a necessidade de um auxílio psicológico, mas apenas 15 conseguiram, a maioria teve suas condições socioeconômicas e o rendimento na universidade afetado. Observou-se uma relação significativa entre ter sentido necessidade de auxílio psicológico e ter tido ansiedade durante a pandemia, entre não ter um companheiro e ter tido perda da qualidade de sono, assim como ter uma renda de até 1 salário mínimo e sentir necessidade de auxílio psicológico. Constatou-se uma relação significativa que apesar de terem sentido necessidade de auxílio psicológico durante a pandemia, os estudantes não se automedicaram. Observou-se uma relação entre ter tido dificuldade para se alimentar e distúrbios alimentares. Constatou-se ainda uma relação significativa entre ter tido dificuldade de concentração e ter tido dificuldade para se alimentar e ter tido o rendimento da Universidade afetado. CONCLUSÃO: Conclui-se que as prevalências de sintomas psicossociais entre os estudantes internacionais devido à pandemia e às medidas adotadas neste período agravaram a saúde mental e deram lugar a outros problemas, como a falta de concentração e rendimento na universidade colocando em risco o abandono do curso ou até mesmo conduzi-los à ideação ou tentativa ao suicídio, quando esse cuidado da saúde mental é negligenciado.
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FERNANDA PEREIRA DE SOUSA
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Título do Trabalho: Inteligência Emocional e Clima de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde no Contexto da Pandemia por Covid-19
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Data: 03/07/2023
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Objetivo: Analisar a associação entre inteligência emocional e a percepção do clima de segurança de profissionais da saúde que atuaram na atenção primária à saúde durante a pandemia por COVID-19. Método:Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foram aplicados os questionários Avaliação da Inteligência Emocional (TMM24) e o domínio 2 do Questionário Atitude Segura (SAQ) para avaliar a cultura de segurança do paciente. Os dados foram importados para o IBM SPSS Statistics versão 25 para Mac para análise descritiva e inferencial. O teste Kolmogorov-Smirnov foi aplicado às variáveis quantitativas para averiguar a normalidade de distribuição. O teste Kruskal-Wallis foi utilizado para verificar as diferenças entre as medidas de tendência central. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para averiguar a associação entre os resultados. Utilizou-se como nível de significância valores de p menores ou iguais a 0,05. Resultados Participaram da pesquisa 202 profissionais da APS. A maior frequência de participantes foi dos ACS (40,6%). A quase totalidade (90,6%) trabalhava cerca de 40 horas semanais. Além da ESF, 11,4% dos respondentes tinham pelo menos mais um vínculo empregatício. Considerando o resultado total (média = 58,8±24,9; mediana = 60,7), como foi inferior a 75, os profissionais da ESF tiveram percepção negativa sobre a segurança do paciente. A análise das medidas de tendência central apontou que houve pior percepção dos profissionais sobre existir uma cultura de aprender com os erros dos outros (média = 58,8±24,9; mediana = 50,0) e melhor percepção em relação aos profissionais se sentirem seguros se fossem tratados como pacientes nos locais em que atuavam (mediana = 68,5±34,8; mediana = 75,0). O resultado total (média = 59,3±25,1; mediana = 62,5), por ter sido inferior a 75, indicou que os profissionais tiveram emoções e sentimentos negativos durante a pandemia. A pior percepção foi em relação ao recebimento de treinamento para enfrentamento da Covid-19 (média = 44,6±39,5; mediana = 15,0). Emcontrapartida, houve percepção positiva sobre conseguir orientar os pacientes que atenderam (média = 77,8±33,1; mediana = 100,0). Resultados adequados foram encontrados, predominantemente, nos fatores de atenção às emoções (39,1%) e de reparação do estado emocional (46,5%). A melhor percepção do clima de segurança do paciente foi encontrada entre os profissionais com excelente compreensão de seus estados emocionais (p=0,006). As melhores percepções do clima de segurança foram encontradas entre os profissionais com excelente capacidade de regular os estados emocionais corretamente (p=0,006). As melhores percepções sobre as emoções e sentimentos durante a pandemia foram encontradas entre os profissionais com excelente capacidade de regular os estados emocionais. Os profissionais tiveram resultados similares quanto à inteligência emocional e quanto às emoções e sentimentos durante a pandemia. Entretanto, nesse período, os profissionais de ensino superior que realizavam atendimentos e os gerentes das UBS tiveram melhores resultados quanto à percepção do clima de segurança do que os profissionais de nível médio (p=0,013). A correlação entre o resultado do domínio 2 do SAQ e o tempo de experiência na ESF foi negativa(p=0,023) ou seja, quanto maior o tempo de experiência na ESF, pior foi a percepção do clima de segurança. A correlação entre a carga horária semanal de trabalho e o resultado do fator II do TMMS-24 foi negativa (p=0,001). Dessa forma, quanto maior era a carga horária semanal de trabalho, menor era sua compreensão sobre seu estado emocional. Conclusão: Os profissionais de saúde da APS tiveram percepção negativa do clima de segurança do paciente durante a pandemia de Covid-19. Foi possível verificar que melhor percepção do clima de segurança do paciente na ESF, durante a pandemia de Covid-19, foi encontrada entre os profissionais com excelente compreensão de seus estados emocionais. Da mesma forma, melhores percepções do clima de segurança do paciente foram encontradas entre os profissionais com excelente capacidade de regular os estados emocionais corretamente.
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JOSÉ ERIVELTON DE SOUZA MACIEL FERREIRA
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EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM CONTROLE DO VOLUME DE LÍQUIDOS EM PESSOAS EM REGIME HEMODIALÍTICO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
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Data: 03/07/2023
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O objetivo desta pesquisa foi testar a efetividade da intervenção de enfermagem Controle do Volume de Líquidos proposta pela NIC para a melhora do resultado de enfermagem Equilíbrio hídrico em pessoas em regime hemodialítico com o diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo. Realizou-se um ensaio clínico randomizado, aberto, com dois grupos paralelos, desenvolvido em uma clínica de diálise em Baturité-Ceará. Uma média de 140 pacientes são acompanhados nesse serviço de saúde. Participaram da baseline 139 participantes e desses, 34 foram inclusos, os quais foram devidamente randomizados e alocados no Grupo Intervenção (GI=17) e Grupo Controle (GC=17). A intervenção ocorreu a partir de uma consulta de enfermagem e se baseou em um protocolo previamente elaborado contendo definições operacionais para atividades de enfermagem da intervenção Controle do volume de líquidos da Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC). A intervenção foi implementada uma única vez, e, após 12 sessões de hemodiálise, avaliou-se a magnitude de indicadores do resultado de enfermagem Equilíbrio hídrico (RE EH) (desfecho principal), bem como a diminuição na prevalência da magnitude das características definidoras e do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo (DE VLE) (desfecho 2), a mudança das médias dos pesos (desfecho 3), e a alteração dos resultados dos exames bioquímicos vinculados ao volume de líquidos e hemodiálise e medidas de adequação de diálise (desfecho 4). Para a análise de dados utilizaram-se os testes exato de Fisher, de Mann-Whitney, de McNemar e o de Wilcoxon. Quanto as características sociodemográficas e clínicas da amostra, observou-se semelhança entre os GC e GI, com p>0,05, indicando homogeneidade intergrupos. A intervenção foi efetiva para alterar positivamente a magnitude geral do RE EH, pois 8 (47,05%) participantes do GI passaram a apresentar uma magnitude no RE EH > 4 (p=0,003). Na comparação intergrupo geral, somente ‘Hematócrito’ e média da magnitude do RE EH apresentaram diferença significativamente estatística, p=0,004 e p=0,019, respectivamente. Na comparação intergrupo para o GC, o indicador ‘Confusão’ apresentou diferença estatística (p=0,039) enquanto na comparação intergrupo para o GI, o indicador ‘Hematócrito’ e a média da magnitude também apresentaram significância, de p=0,001 e p=0,003, respectivamente. A magnitude das características definidoras do DE VLE no GI apresentou redução, de 1,25±0,24 para 0,90±0,29 após a intervenção no GI (p=0,001). A prevalência do DE VLE também reduziu no GI, de 100% para 64,7% no GI (p=0,031). No grupo desfecho, os GC e GI apresentaram diferença significativamente estatística para a característica definidora ‘Ansiedade’ (p=0,04) e sua magnitude operacional (p=0,04), e para a média da magnitude das características definidoras presentes (p=0,006). Na avaliação intergrupo geral, a baseline e o desfecho apresentaram diferença significativamente estatística para a prevalência das características definidoras ‘Oligúria’ (p=0,031), ‘Níveis séricos da hemoglobina diminuídos’ (p=0,022) e ‘Níveis séricos do hematócrito diminuídos’ (p=0,022), para as magnitudes das características definidoras ‘Oligúria’ (p=0,001) e ‘Níveis séricos da hemoglobina diminuídos’ (p=0,04), para a média das magnitudes das características definidoras presentes (p=0,002) e para a prevalência do DE VLE (p=0,016). Quanto a comparação das médias das magnitudes das características definidoras, não foi possível identificar relação estatística com nenhuma das características sociodemográficas e clínicas estudadas, pois p>0,05, exceto entre a média da magnitude dos indicadores do RE EH e tipo sanguíneo (p=0,021). Para os exames laboratoriais, houve diferença significativa intergrupo para o GI quanto a média de cálcio (p=0,013), e intergrupo geral para a média de cálcio (p<0,001), ureia pós-hemodiálise (p<0,001) e creatinina (p=0,006). Houve ainda melhora na qualidade de diálise, já que houve diferença intragrupo no desfecho para a média da taxa de redução da ureia (URR) (p=0,002) e Kt/V (p=0,001), assim como houve piora intergrupo para o GC quanto a média da URR (p=0,006) e Kt/V (p<0,001). Conclui-se afirmando que os dados apontam que a intervenção tem potencial de mudar a magnitude do diagnóstico Volume de líquido excessivo e de indicadores NOC sensíveis a esse diagnóstico, como os indicadores do resultado Equilíbrio hídrico.
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DARA CESARIO OLIVEIRA
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Construção e validação de vídeo educativo para prevenção do pé diabético centrado no apoio social.
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Data: 13/07/2023
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O vídeo educativo é uma estratégia de educação em saúde que favorece o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com diabetes e dos seus apoios sociais. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo construir e validar um vídeo educativo para a prevenção do pé diabético centrado no apoio social da pessoa com DM. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que percorreu cinco etapas: revisão integrativa, pré-produção do vídeo (Sinopse e storyline, argumento, roteiro e storyboard), validação do roteiro, produção do vídeo e pós-produção do vídeo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afro Brasileira (UNILAB) sob o parecer de n.o 5.194.726/ANO e com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 54455921.2.0000.5576. O processo de validação ocorreu com a participação de 26 juízes especialistas na temática (profissionais de saúde), validando a terceira versão do roteiro com o Índice de Validade de Conteúdo Global (IVC) de 0,94. Entre as principais considerações feitas pelos juízes no processo de validação, destaca-se a adequação da linguagem dos personagens e redução dos textos (falas dos personagens). A versão final do vídeo possui 17 minutos, incluindo a abertura e créditos finais. O conteúdo abordado no vídeo foi: abordagem sobre o que é diabetes e suas complicações; Definição de pé diabéticos; Cuidados com os pés; Importância do uso correto das medicações; Alimentação saudável e exercícios físicos; Exame diário dos pés; e os 12 mandamentos do pé diabético. Enfatiza-se que a escolha dos conteúdos abordados são os cuidados essenciais que as pessoas com diabetes e o seu apoio social precisam ter com o tratamento e com os cuidados dos pés. O apoio social torna-se um facilitador no processo do autocuidado relacionado ao diabetes e a prevenção do pé diabético. O material produzido é uma estratégia em educação em saúde que pode auxiliar nas orientações realizadas pelos profissionais de saúde ao apoio social e a pessoa com diabetes de maneira clara, lúdica, interativa com o intuito de prevenir as feridas nos pés.
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DANIELA RAULINO CAVALCANTE
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DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE PRESERVATIVO PARA SEXO ENTRE MULHERES CIS
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Data: 28/07/2023
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A assistência à saúde da mulher cis que faz sexo com outras mulheres cis ainda apresenta lacunas no cuidado a saúde sexual, pois as evidências apontam a vulnerabilidade delas às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os dispositivos utilizados por essas mulheres para prevenção de infecções transmissíveis durante o sexo são métodos improvisados e socializados entre esse público O objetivo desse estudo foi desenvolver uma tecnologia em saúde do tipo protótipo em 3D para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no sexo entre mulheres cis. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de produção tecnológica, com a elaboração do protótipo de um dispositivo para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis no sexo entre mulheres. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2021 a junho de 2023 distribuídas em quatro etapas: 1ª Levantamento bibliográfico; 2ª Diagnóstico situacional; 3º Desenvolvimento do protótipo em 3D e 4ª Validação de Aparência e Externa. A pesquisa respeitou os princípios éticos sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer de número 5.557.948. Na primeira etapa observou-se que apesar de haver dispositivos adaptados com método de barreira no sexo oral entre mulheres cis (Dental Dam, preservativo aberto, plástico filme, calcinha de látex e camisinha de língua), dispositivos protetivos nas práticas digito-manuais (luvas e dedeiras) e comportamentos de higiene para diminuir a troca de fluídos e consequentemente a diminuição de transmissão de infecções, foi notável o desconhecimento de tais práticas pela população de mulheres. Durante a etapa do diagnóstico situacional quando questionadas a respeito de quais dispositivos são mais atrativos e adequados para realização das práticas sexuais entre mulheres Cis, observou-se a escolha pelo dispositivo Panty Condom (51,5%). A etapa de desenvolvimento do protótipo foi realizada por engenheiros de produtos especialistas em impressão 3D e prototipagem, eles consideraram o modelo de preservativo indicado na etapa anterior e realizou-se a projeção e impressão em 3D do protótipo. Para isso, utilizou-se a resina Vitro, pois proporciona uma boa resistência e é capaz de fabricar peças translucidas o que melhora a visualização final da peça. O protótipo foi desenvolvido com a versatilidade em diversas práticas sexuais, como sexo oral, sexo anal pela equiparação do dispositivo em ambos os lados e práticas insertivas penianas, digito-manuais e com dildos. A cor e design do dispositivo buscam uma inclusão quanto aos diferentes fototipos raciais e aos diferentes corpos. Na avaliação de aparência realizada pelos juízes especialistas o protótipo não foi validado apresentando IVC global de 0,69. Na validação externa com o público-alvo o protótipo também não foi validado, pois apresentou IVC global de 0,77. Conclui-se que a pesquisa possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia em saúde do tipo protótipo em 3D com o enfoque na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no sexo entre mulheres cis e que existe a necessidade da reformulação do dispositivo conforme as sugestões propostas e uma nova rodada de avaliações para validação dessa tecnologia.
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SAMARA DOS REIS NEPOMUCENO
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Análise da assistência de enfermagem em salas de vacinação.
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Data: 04/12/2023
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Objetivo: Analisar a assistência de enfermagem em salas de vacinação. Método: Estudo descritivo, transversal, observacional e com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em 24 salas de vacinas situadas em Redenção, Acarape, Barreira e Centro de Atenção Integral à Saúde, em que optou-se por nomear os municípios em A, B e C de modo aleatório para promover a confidencialidade dos participantes e das unidades pesquisadas. A população do estudo foi composta por todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que exercem atividades nos referidos serviços, totalizando 55 participantes. A coleta de dados foi realizada em abril e maio de 2023, composta por quatro etapas: questionário para verificação do perfil sociodemográfico e profissional dos participantes; roteiro de observação da assistência aplicado em todo o processo de imunização (triagem, registro, preparo, administração dos imunobiológicos, incidentes e falhas de imunização); a terceira etapa, consistiu em entrevista e, ao final, houve a aplicação do questionário baseado na Análise SWOT direcionado aos enfermeiros responsáveis pela sala de vacinação. Os dados foram armazenados no Excel e analisados no A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (n.º 6.018.805/2023). Resultados: Observaram-se 257 atendimentos de imunização, em 24 salas de vacinas, com predomínio de profissionais do sexo feminino (98,18%). Nas práticas de triagem e registro de imunização observadas, apresentaram-se condutas inadequadas referentes a análise das vacinas indicadas conforme o calendário de imunização atual (83,76%), anamnese da ocorrência de eventos adversos (93%), investigação sobre alergias (85,21%), presença de febre (99,22%), hemotransfusão (100%) ou alguma situação que contraindique a vacinação (97,28%), sistema de informação (73,15%) e orientações de cuidados pós-vacinação (90,66%). Quanto ao preparo do imunizante, a maioria dos profissionais não higienizam as mãos antes do preparo da vacina (66,54%) e não registram data e hora de abertura de frascos multidoses (52,53%). Referente à administração de vacinas, evidenciou-se que a maioria dos profissionais nãohigieniza as mãos antes (98,44%) e nem após (89,88%) a administração das vacinas. Observou-se predomínio na ausência de registro no sistema de informação (74,32%). Quanto às informações disponibilizadas pelos técnicos ou auxiliares de enfermagem sobre a assistência prestada pelo enfermeiro responsável pela sala de vacinação, evidenciou-se que a maioria estão ausentes na solicitação dos imunobiológicos (51,72%), no monitoramento diário da temperatura do equipamento de refrigeração (79,31%), na verificação da organização adequada das salas de vacinas (51,72%), na observação das vacinas realizadas por técnicos e auxiliares (51,72%) e na carência de educação permanente (55,17%). No que diz respeito às facilidades no gerenciamento da sala de vacina, houve predominância na qualidade da equipe (47,83%), comunicação eficaz (43,48%) e treinamento e atualização (39,13%). Quanto às oportunidades, as principais apontadas foram treinamento e comunicação (44,44%) e campanhas (22,22%). Referente às fragilidades, as principais foram escassez de insumos e/ou imunizantes, interesse em imunizar, supervisão inadequada e estrutura, todas pontuando 26,09%. Observou-se como as mais acentuadas dificuldades questões sobre o imunógeno (54,55%) e estrutura física (45,45%). Conclusão: O estudo permitiu identificar pontos vulneráveis que interferem na qualidade e segurança da assistência de enfermagem e dos seus procedimentos associados em salas de vacinação, apontando a necessidade de implementação de medidas que visem ao aumento das práticas seguras e melhorias da assistência de enfermagem no âmbito da atenção primária em saúde.
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VITÓRIA TALYA DOS SANTOS SOUSA
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Construção, validação e avaliação da usabilidade de vídeo em 360o sobre segurança medicamentosa.
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Data: 12/12/2023
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Introdução: Erros relacionados a medicamentos atingem pacientes durante o cuidado em saúde e podem resultar em danos. Frente a isso, ofertar novas estratégias de ensino em saúde torna-se iminente e a simulação clínica mostra-se como uma alternativa inovadora e eficaz para o treinamento em ambiente controlado. Dentre as suas possibilidades de aplicação, os vídeos em 360o ainda são pouco explorados para o ensino em enfermagem, entretanto, podem tornar-se ferramentas propícias à imersão e aprendizagem experiencial dos discentes. Objetivo: Construir, validar e avaliar a usabilidade de vídeo em 360o sobre segurança do paciente por estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem. Método: Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e com abordagem metodológica, dividido em quatro etapas. Inicialmente, realizou-se uma revisão de escopo a partir da questão de pesquisa “Em qual etapa do processo do uso de medicamentos de adultos hospitalizados ocorrem mais erros?”. A seguir, com base em seus resultados, foi construído um roteiro, o qual foi validado por juízes especialistas. Na terceira etapa, construiu-se um cenário de simulação, no laboratório de simulação realística ao qual o estudo foi realizado, e a partir disso foi gravado um vídeo com câmera que realiza filmagens em 360o. Por fim, para avaliação da usabilidade do vídeo, participaram alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da mesma instituição, que o assistiram em óculos de realidade virtual, etapa correspondente ao cenário durante a sessão de simulação, e avaliaram sua usabilidade forma qualitativa e quantitativa. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer no 5.646.497/2022. Resultados: Identificou-se na revisão que as etapas de prescrição e administração são aquelas em que mais ocorrem erros, e foi eleita a segunda, diante dos relatos dos discentes da instituição. Na etapa de validação, todos os itens avaliados entre 0,86-1,00, com valor de p maior que 0,05 (0,79-1,00). O vídeo finalizado contou com duração total de 3 minutos e 49 segundos, incluídos a cena completa descrita no roteiro as tela finais com o questionamento e os créditos. Adiante, para a avaliação da usabilidade do vídeo em óculos de realidade virtual, participaram 16 discentes. A usabilidade obteve média de pontuação de 85,0 (±9,44; IC95=80-90), classificando-a como excelente. Quanto à identificação dos erros apresentados durante o vídeo, a maior parte foi identificada por apenas um ou dois discentes, e um possível fator relacionado, de acordo com a fala dos discentes, seria a normalização do desvio. Na avaliação do cenário de simulação, as melhores avaliações foram direcionadas aos itens relacionados ao feedback. Conclusão: O roteiro construído foi considerado válido pelos juízes especialistas, e, a partir disso, o cenário de simulação foi construído e um vídeo em 360o foi filmado. Além disso, a avaliação dos alunos sobre o vídeo foi, de modo geral, positiva. Destaca-se a possibilidade de ele tornar-se um apoio às aulas teóricas e práticas, além de promover a imersão no ambiente simulado.
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