Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO CRUZ NETO

DISCENTE: JOÃO CRUZ NETO
DATA: 06/02/2023
LOCAL: Campus das Auroras, Sala 211, Bloco C, 2º andar.

Eficácia da consulta de enfermagem baseada na teoria do cuidado no contexto de risco cardiovascular à pessoa adulta com função cardiovascular prejudicada: Ensaio clínico randomizado

Enfermagem no consultório; Teoria de Enfermagem; Fatores de risco para doenças cardíacas; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Software; Ensaio Clínico

Introdução: Ter o risco cardiovascular pode elevar as chances de morte por doenças cardiovasculares em até 43%. Por isso, o cuidado de enfermagem na promoção da saúde e na prevenção do risco cardiovascular, necessita da presença de raciocínio clínico-reflexivo e  especializado. Para tanto, utiliza-se as terminologias especializadas de enfermagem com foco na avaliação de resultados e intervenções de enfermagem ancorados em teorias de médio alcance. Objetivo: Verificar a eficácia da consulta de enfermagem baseada na teoria do cuidado no contexto de risco cardiovascular à pessoa adulta com Risco de função cardiovascular prejudicada. Método: Trata-se de um ensaio clinico randomizado, controlado. Será realizado em um ambulatório público no interior cearense. Serão incluídas pessoas com inferência diagnóstica para o Risco de função cardiovascular prejudicada (00311) com pontuação ≤3na escala de resultados Controle de Risco: doença cardiovascular. O estudo se dará em três fases em que o grupo intervenção receberá à consulta de enfermagem estruturada e conduzida por um enfermeiro e equipe do estudo enquanto o grupo controle será submetido ao roteiro padrão do serviço. O desfecho primário será a redução de limiares dos fatores de risco alvo ou mudanças consideradas clinicamente significativas em três ou mais fatores de risco que caracterizam o diagnóstico, bem como a redução na magnitude da escala de resultados de enfermagem. Os dados serão analisados pelo Statistical Package for Social Sciences por meio do teste t, intervalo de confiança, odds ratio,  X² e ANOVA. Obedecendo-se as especificidades para cada teste. O estudo será submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Externo à Instituição - CAMILA TAKAO LOPES - UNIFESP
Externo ao Programa - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA