Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCILENE DA SILVA PAIVA

DISCENTE: JOCILENE DA SILVA PAIVA
DATA: 06/01/2023
LOCAL: Campus das Auroras, Sala 211, Bloco C, 2º andar.

Formação da equipe multidisciplinar sobre segurança do paciente na atenção primária à saúde

Segurança do Paciente; Pessoal de Saúde; Capacitação Profissional; Atenção Primária à Saúde.

Nas últimas décadas a discussão acerca da segurança do paciente tem tomado notoriedade como um dos assuntos prioritários na área da saúde. Especialmente na Atenção Primária à Saúde, a temática tem tornado-se relevante, visto que esse nível de cuidado é a principal porta de entrada para o serviço de saúde brasileiro. Diante disso, e considerando o papel relevante da equipe de multiprofissional, torna-se necessário que esta possua conhecimento adequado acerca da segurança do paciente, visto que estes profissionais atuam em contato direto com o cliente, o que torna imprescindível a prestação de uma assistência segura e de qualidade. Objetivo: O estudo tem como objetivo geral avaliar o conhecimento dos profissionais da equipe multidisciplinar sobre a segurança do paciente, no contexto da atenção primária à saúde, antes e após a realização de um programa de ações educativas em saúde.  Método:Estudo longitudinal de intervenção, do tipo quase experimental, não randomizado, baseado em pré e pós intervenção. A pesquisa será realizada em unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Pacajus-CE com os integrantes da equipe multiprofissional de saúde. A coleta de dados será realizada antes e depois do desenvolvimento de ações educativas em segurança do paciente, e para tal serão utilizados três instrumentos com o objetivo de: identificação do perfil sociodemográfico; avaliação da segurança do paciente e investigação de incidentes. Assim, a intervenção consistirá em um programa educativo sobre segurança do paciente no contexto da atenção primária à saúde, desenvolvido de forma virtual em cada unidade componente do campo de estudo em um período de três meses, sendo realizado um módulo a cada mês - com duração de 30 a 40 minutos, sendo organizadas da seguinte forma: Módulo I – Panorama da Segurança do Paciente no mundo e no Brasil; Módulo II – Classificação Internacional para a Segurança do Paciente e protocolos de segurança do paciente; e Módulo III – Cultura de Segurança e Estratégias para a Prevenção dos Incidentes. Destaca-se que a construção do curso contará com as etapas de  montagem e a validação.  Os dados serão processados pelo software EpInfo e para a descrição das variáveis estudadas serão apresentadas as frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas, e mediana, média e desvio padrão para as variáveis contínuas. Além disso, será utilizado o teste estatístico McNemar com o nível de significância de 5%. O projeto será submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da lusofonia Afro- Brasileira.

Externo ao Programa - 1863830 - ANDRESSA SUELLY SATURNINO DE OLIVEIRA
Presidente - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA