Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO TÁVORA DE AQUINO

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO TÁVORA DE AQUINO
DATA: 09/12/2022
LOCAL: Campus das Auroras, Sala 211, Bloco C, 2º andar.

Validação do diagnóstico de enfermagem desenvolvimento atrasado do lactente: Proposta para taxonomia NANDA-I

Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Crescimento e Desenvolvimento

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Estudos de validação de diagnósticos de enfermagem são necessários para estabelecer a confiabilidade de indicadores clínicos nos diversos âmbitos da saúde. Recentemente, a NANDA Internacional (NANDA-I) apresentou em sua nova edição novos diagnósticos vinculados ao domínio 13 (crescimento/desenvolvimento), porém, nesta nova edição não há diagnósticos infantis voltados para a fase do lactente. Nesse sentido, o objetivo da presente dissertação centrou-se em estabelecer a validade do diagnóstico de enfermagem proposto Desenvolvimento Atrasado do Lactente (DAL). Trata-se de um estudo de validação desenvolvido em três etapas, a saber: análise de conceito, análise de conteúdo por juízes e análise da acurácia dos indicadores clínicos do DAL. Na primeira etapa, realizou-se a atualização da análise de conceito desenvolvida em estudo anterior, alicerçada através de uma revisão integrativa. Foram identificados os elementos estruturais do diagnóstico de enfermagem: três propostas de definições, quatro atributos, um fator relacionado, seis características definidoras/indicadores clínicos, seis populações em risco e seis condições associadas. Na segunda etapa, realizou-se análise de conteúdo dos elementos diagnósticos e suas respectivas definições conceituais e operacionais, mediante avaliação por enfermeiros juízes em dois momentos: a) avaliação individual, utilizando os critérios de psicometria, de acordo com os critérios de relevância, clareza e precisão, sendo estabelecido uma escala do tipo likert com cinco opções de respostas para verificar a adequação do item de acordo com cada elemento estrutural do diagnóstico; b) avaliação coletiva por meio do grupo focal, avaliando-se as discordâncias que ocorreram no primeiro momento. Dessa maneira, dos quatro fatores relacionados elencados ao final, todos obtiveram uma boa pontuação e concordância pelos juízes. Os indicadores clínicos também apresentaram bom índice de concordância, contudo, foi retirado o indicador clínico denominado Apresenta comportamento não aceitável ou desejado socialmente, devido a baixa pontuação pelos juízes. O componente do diagnóstico, Populações em risco, permaneceram os mesmos já elencados. Nas Condições Associadas, permaneceu 16 ao final, após avaliação pelos juízes. A terceira etapa consistiu na análise da acurácia dos indicadores clínicos do DAL, avaliados em crianças na faixa etária de 1 a 24 meses, por meio do modelo de análise de classe latente, que avaliou a sensibilidade e especificidade de cada indicador clínico proposto ao diagnóstico de enfermagem. Nesta, os indicadores clínicos com elevada sensibilidade foram Atraso na linguagem do lactente (99%), Capacidade cognitiva prejudicada na aquisição da aprendizagem (88%) e Dificuldade cognitiva na resolução de problemas (85%). Já os indicadores que apresentaram elevada especificidades foram Dificuldade cognitiva na resolução de problemas (99%) e Capacidade cognitiva prejudicada na aquisição da aprendizagem (87%). Conclui-se que houve a validação do diagnóstico proposto, obtendo-se ao final quatro fatores relacionados, seis populações em risco, dezesseis condições associadas, todos esses elementos necessitarão passar pela etapa de validação clínica, e seis indicadores clínicos, ou características definidoras, sendo que estes foi possível a realização da análise da acurácia com o público-alvo, evidenciando elevada sensibilidade e especificidade para todos os indicadores. Isso demonstra que foi possível identificar de maneira correta a presença ou ausência do diagnóstico de enfermagem, fato que possibilitará aprimorar a assistência do enfermeiro acerca da avaliação integral à saúde da criança.

Externo à Instituição - ANA LUÍSA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA - UFC
Presidente - 3053721 - ANNE FAYMA LOPES CHAVES