Banca de DEFESA: SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE

DISCENTE: SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Campus das Auroras - Bloco A, Sala 302 - Videoconferência

ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO ENTRE SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: fatores de risco e de proteção.

Absenteísmo. Presenteísmo. Fatores de risco. Saúde ocupacional. Universidade.

É notório que o ambiente laboral interfere na vida dos trabalhadores, seja positiva ou negativamente. Diante de um cenário de trabalho com muitas peculiaridades, tal como o espaço universitário, a instituição estudada congrega fatores intrínsecos adicionais, ao se considerar sua localização interiorizada, políticas institucionais em desenvolvimento, convivência entre categorias profissionais múltiplas, além da interferência de aspectos associados ao contexto nacional vigente e internacional. Adicionalmente, o perfil laboral em universidades públicas inclui características específicas quanto a jornada de trabalho, padrão de atividades exercidas, ergonomia e relações interpessoais/hierárquicas que podem contribuir para a manifestação dos fenômenos de Absenteísmo e Presenteísmo na organização. Diante desse quadro, destaca-se o papel da enfermagem junto aos serviços de saúde ocupacional, com vistas à promoção da saúde e proteção específica dos riscos ocupacionais. Portanto, o tema anteposto baseia-se na demanda de se avaliar a ocorrência desses fenômenos na realidade laboral da instituição, bem como, verificar a influência de fatores de risco e de proteção associados, a fim de nortear a instituição de ensino na realização de intervenções. Propõe-se, como objetivo geral, analisar o quadro de Absenteísmo e Presenteísmo entre servidores públicos de uma instituição de ensino superior, na perspectiva dos fatores de risco e de proteção associados. Trata-se de uma pesquisa online de abordagem quantitativa, do tipo descritiva, exploratória e transversal, que analisou além de dados sobre Absenteísmo e Presenteísmo, os fatores de risco de Esgotamento e o nível de Qualidade de Vida no Trabalho, relacionando-os aos fenômenos em estudo. Participaram da pesquisa 253 servidores docentes e técnico administrativos lotados nos estados da Bahia e do Ceará, no período de abril à agosto de 2021. Os resultados mostram 25,30% de incidência de Absenteísmo e 63,20% dos servidores com Presenteísmo, sendo que destes 57,71% apresentam níveis alto de Presenteísmo. Sobre o Esgotamento, 51,80% dos servidores apresentavam risco moderado, com 56% dos servidores apresentando níveis moderado ou alto de Exaustão Emocional e 71,90% apresentavam baixa Despersonalização e apenas 39,50% dos servidores apresentaram baixos níveis de Realização Pessoal. Destarte, vê-se que tanto os aspectos da vida pessoal associados as condições de trabalho, interferem na saúde dos servidores. Apesar disso, os servidores são adultos jovens, dedicados ao serviço que prestam à comunidade acadêmica, demonstrando preocupação com seu estilo de vida e cuidados com a saúde; mas que apresentam perfil presenteísta, o que pode gerar Esgotamento, com consequente Absenteísmo e redução da Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores à longo prazo. Necessitando além das ações de promoção à saúde junto aos enfermeiros e equipe de saúde; medidas organizacionais como a criação de políticas e programas intersetoriais que atuem em cima dos interesses dos servidores na construção de um clima organizacional que melhore a satisfação e a qualidade de vida laboral dos servidores.

Interno - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Presidente - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA