Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEMARA BARBOSA CARNEIRO

DISCENTE: JOSEMARA BARBOSA CARNEIRO
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Campus das Auroras, Sala 202, Bloco C, 2º andar.

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA PÚBLICO SURDO SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE

Doação de sangue. Pessoas com deficiência auditiva. Vídeo educativo.

A doação de sangue corresponde a uma área de interesse mundial, visto que ainda não há uma substância capaz de substituir o tecido sanguíneo, um constituinte essencial para a vida. O método mais eficaz de garantir níveis seguros de sangue corresponde a prática de doação voluntária e não remunerada. No entanto, captar e fidelizar esses doadores é desafiador para os diferentes sistemas de saúde do mundo. A sensibilização de mais pessoas sobre a importância de doar sangue é primordial para incentivo da promoção da doação espontânea, através da utilização de estratégias educativas. Diante disso, o público surdo corresponde ao grupo de indivíduos que necessitam de estratégias acessíveis capazes de atender as especificidades do seu processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento de surdos antes e após aplicação de vídeo educativo sobre doação de sangue. Trata-se de estudo quase experimental, do tipo antes e depois. O vídeo educativo que será utilizado foi construído e validado em estudo anterior. A pesquisa será realizada no Instituto Cearense de Educação dos Surdos e os participantes do estudo serão divididos em dois grupos: estudantes para validação de aparência e os estudantes para avaliação de conhecimento; farão parte aqueles que estiverem regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio, acima de 16 anos e não possuírem limitações que poderão dificultar a sua participação. Para a estruturação do instrumento de coleta de dados (pré-teste e pós-teste), será utilizado o banco de questões sobre doação de sangue construído e validado em estudo anterior. A fim de facilitar a compreensão das questões pelos participantes, será realizada a gravação da versão em Libras e realizada a validação aparente. Após isso, será aplicado o vídeo com os estudantes surdos. No que se refere a análise dos dados da validação aparente, será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), a taxa de concordância será de 80% para ser considerado válido e será realizado Teste Binomial para avaliar se a proporção de concordância dos itens será igual ao valor definido. Os itens que não obtiverem a concordância mínima, serão revisados. Os dados obtidos com a aplicação do vídeo serão tabulados em planilha do programa Excel, processados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 18.0. Será aplicado teste de normalidade Shapiro-Wilk para verificar se a distribuição se apresenta normal e assim definir a escolha dos testes estatísticos. Os dados serão organizados em tabelas e quadros para melhor apresentação dos resultados. A pesquisa será iniciada após parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e serão respeitados todos os aspectos éticos referente à pesquisa com seres humanos de acordo com a Resolução 466/12.

Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Interno - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA