Construção e validação de gibi educacional sobre a prevenção da sífilis congênita.
vídeo gibi educacional, sífilis congênita e prevenção de sífilis.
INTRODUÇÃO: A sífilis na gestação ainda se caracteriza como um relevante problema de saúde pública, apesar de ser de fácil identificação, de apresentar testes sensíveis e tratamento de baixo custo financeiro. Estudos científicos evidenciam que a sífilis pode ser transmitida durante qualquer período gestacional e quando não tratada ou se o manejo clínico for inadequado trará consequências graves ao feto (BRASIL 2021). A utilização do vídeo Gibi como um tipo de vídeo educativo é um material válido por apresentar na literatura evidências de sua eficácia. Além de ser uma tecnologia de baixo custo, acessível e por demonstrar fácil compreensão em vários grupos populacionais como crianças, idosos, gestantes e outros. Nessa tecnologia educativa os elementos narrativos se caracterizam por serem suscintos, atrativos e por possuírem personagem elencados na sua prática cotidiana (BOTOMÉ, 2009). OBJETIVOS: Construir uma tecnologia educativa do tipo vídeo Gibi acerca da prevenção da sífilis congênita; Validar o vídeo Gibi quanto ao conteúdo e aparência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para a construção e validação de uma tecnologia educacional no formato de um vídeo gibi para a prevenção da sífilis congênita, que será desenvolvido a partir de uma tecnologia do tipo cartilha educativa já validada (COSTA, 2016).