Construção, validação e avaliação da usabilidade de cenários de realidade virtual sobre Segurança do Paciente
Segurança do Paciente; Simulação Clínica; Enfermagem
Introdução: A segurança do paciente visa reduzir a um mínimo aceitável o risco de danos relacionados ao cuidado em saúde. Entretanto, a alta incidência de eventos adversos ainda indica a necessidade de realizar intervenções a respeito do tema. Diante disso, a simulação clínica se mostra uma ferramenta eficaz no ensino de graduandos e profissionais de saúde. Objetivo: Construir, validar e avaliar a usabilidade de cenários de realidade virtual sobre segurança do paciente por estudantes do um curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e com abordagem metodológica, que será dividido em quatro etapas: 1) Construção de roteiros/storyboards; 2) Validação dos roteiros/storyboards com juízes técnicos e especialistas; 3) Construção de cenários, gravação das cenas e finalização dos vídeos; 4) Estudo piloto para avaliação da usabilidade dos vídeos com estudantes do curso de graduação em enfermagem. Para a avaliação das respostas dos juízes na fase de validação dos vídeos, será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), já para a avaliação do cenário de simulação e usabilidade dos vídeos serão utilizadas as escalas de Design da Simulação e System Usability Scale (SUS), respectivamente. O estudo foi submetido para apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados esperados: Espera-se que com o estudo os cenários possam ser validados, de modo a serem disponibilizados para uso em outros contextos de ensino. Ao mesmo tempo, espera-se que os alunos possam adquirir conhecimentos a respeito do tema, visando contribuir para uma prática de enfermagem mais segura.