Construção e validação de vídeo educativo para surdos sobre desobstrução de vias aéreas em crianças
Engasgo - Primeiros socorros - Educação em saúde - Tecnologia educacional - Educação de pessoas com deficiência auditiva.
O estudo objetiva construir e validar vídeo para educação em saúde de surdos acerca da desobstrução das vias aéreas por corpo estranho, estudo metodológico, composto por quatro etapas: 1. Construção do storyboard do vídeo educativo; 2. Validação do conteúdo; 3. Construção do vídeo educativo e, 4. Avaliação por representantes do público-alvo. Na primeira etapa, por meio de referências de renome da área do estudo, foram selecionadas informações relevantes para desenvolver o roteiro e, em seguida, compor storyboard. Na segunda etapa, o conteúdo do vídeo foi validado por 12 juízes. O julgamento dos itens ocorreu mediante aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES) e foram analisados estatisticamente pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial.
Constatou-se concordância unânime entre os juízes, o qual confere validade ao conteúdo apresentado no vídeo. Na terceira etapa, prosseguiu-se com a construção do vídeo educativo, de modo que o designer profissional atribuiu movimentação aos roteiro ilustrado, storyboard, ajustou e o organizou juntamente com a dupla narração, em áudio e em Libras. Na quarta etapa, realizou-se a exibição do vídeo a representantes do público-alvo, em uma instituição de ensino direcionada para a população surda. A coleta de dados ocorreu em sala reservada, com as cadeiras organizadas em semicírculo, participaram a pesquisadora, o co-orientador e para
mediar a comunicação com os surdos, o intérprete de Libras. Após a exibição do vídeo, os surdos preencheram o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA). O vídeo apresentou concordância mínima de 80% no IVC e teste binomial. Dessa forma, constata-se a validade da aparência do vídeo para o ensino acerca da desobstrução das vias aéreas por corpo estranho em crianças.