Notícias

Banca de DEFESA: MARIA WENDIANE GUEIROS GASPAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA WENDIANE GUEIROS GASPAR
DATA: 11/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

EFEITO DO CONSUMO DE CAFÉ CAFEINADO E DESCAFEINADO ENRIQUECIDO COM CACAU E FRUTO-OLIGOSACARÍDEOS ENTRE PESSOAS NÃO DIABÉTICAS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO


PALAVRAS-CHAVES:

cafeína; café; cacau; controle glicêmico.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito do consumo de duas fórmulas de café (cafeinado ou descafeinado) enriquecido com cacau e frutooligossacarídeos (FOS) sobre biomarcadores glicêmicos, antropométricos e a pressão arterial de adultos não diabéticos durante 10 semanas.

Método: Ensaio clínico randomizado duplo cego foi conduzido com 37 adultos não diabéticos durante 10 semanas. Os participantes foram orientados a consumir café duas vezes ao dia, durante café da manhã e almoço. A bebida (coada) foi preparada através de sachês de café disponibilizados com a seguinte formulação (pó): 6 gramas de café arábica + 3 gramas de FOS + 250 mg de cacau, divergindo um grupo do outro apenas acerca da presença/ausência de cafeína. Uma amostra de 37 participantes foi randomizada em dois grupos: fórmula cafeinada (N:19) e fórmula descafeinada (N:18).  Realizamos a mensuração de dados bioquímicos (glicemia venosa, hemoglobina glicada, frutosamina e glicemia capilar) em jejum no início da intervenção, na quinta semana de acompanhamento e 10 dias após o experimento. Os dados de antropometria e da pressão arterial foram mensurados na fase baseline e 10 dias após o final do estudo.

Resultados:No geral observamos que os valores de Glicemia Venosa de Jejum (p=0.006) e Glicemia Capilar de Jejum (p<0.001) apresentaram menores valores com uma tendência de redução na Glicemia Capilar de Jejum (p=0.003) e na Glicemia Venosa de Jejum (p< 0.005) em ambas as fórmulas. Observamos reduções estatisticamente significantes da Circunferência Abdominal (p=0.012), Circunferência do Braço (p=0.015) e do percentual de gordura (<0.0001) de todos os participantes. Entretanto, percebemos uma redução maior no grupo da fórmula cafeinada (-2.92%/p=0.005) em relação à fórmula descafeinada (-1.62%/p=0.008). Os participantes que consumiram a fórmula descafeinada apresentaram redução estatisticamente significante da Pressão Arterial Diastólica ao final da intervenção (-5.49%/p=0.012).

Conclusão: Os consumidores de ambas as fórmulas de café enriquecido se beneficiaram com a redução de Glicemia Venosa de Jejum, Glicemia Capilar de Jejum, Circunferência Abdominal e percentual de gordura corpórea. O consumo da fórmula cafeinada foi mais eficaz na redução do percentual de gordura, enquanto a fórmula descafeinada foi na redução da Pressão Arterial Diastólica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ENEIDA REJANE RABELO DA SILVA - UFRGS
Presidente - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARIA DO LIVRAMENTO DE PAULA - UFMA
Interno - 2181980 - VIVIAN SARAIVA VERAS
Notícia cadastrada em: 07/03/2022 13:46
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1