Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNA ELCHER ELIAS PEREIRA

DISCENTE: ALANNA ELCHER ELIAS PEREIRA
DATA: 04/03/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS VIVENCIADOS POR ESTUDANTES ESTRANGEIROS EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Covid-19; Impacto Psicossocial; Saúde Mental; Estudantes; Emigrantes e Imigrantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental das pessoas é extremamente preocupante, conforme a Organização Mundial da Saúde. O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela pandemia. O risco se agrava ainda mais entre estudantes estrangeiros que se deslocam para realizar a formação superior em outro país e se deparam com uma nova realidade. Alguns deles têm histórico psiquiátrico, vivem muitas vezes sozinhos, longe de um ambiente familiar,
morando de aluguel com bolsa de estudo limitada, agravando-se, assim, com as medidas de restrições sanitárias. OBJETIVO: investigar os impactos psicossociais de estudantes estrangeiros no contexto da pandemia da Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma investigação de métodos mistos, utilizando dados quantitativos e qualitativos, com natureza explanatória sistematizado com instrumento específico. Será realizado em 2022. Com início da coleta de dados somente após à apreciação e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A população será composta por estudantes estrangeiros, oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cursando os cursos dos Institutos de Humanidades e Ciências da Saúde. A coleta de dados se dará por meio de um formulário sociodemográfico criado pela própria autora e por perguntas norteadoras por meio de contato telefônico. Ocorrerá à gravação da entrevista, o conteúdo será transcrito e os dados qualitativos serão processados no software IRAMUTEQ e analisados a partir da Classificação Hierárquica Descendente. E os quantitativos serão organizados e processados no programa Statistical Package for Social Science Versão 18.0 (SPSS Versão 18.0).

Externo à Instituição - ALBERTINA ANTONIELLY SYDNEY DE SOUSA - ENSP
Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO