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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GILDELLYANA MAIA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GILDELLYANA MAIA DE MOURA
DATA: 23/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual - Meets
TÍTULO:

Aprendizado de surdas sobre câncer de mama através de vídeo educativo


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizado; Surdez; Enfermagem; Vídeo educativo; Câncer de mama.

 


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Causada pela multiplicação desordenada de célula, o Câncer de Mama tornou-se um evidente problema de saúde pública. No ano de 2020 foi o responsável por 627 mil óbitos de mulheres em todo o mundo, apresentando dessa forma uma grande relevância epidemiológica. Com a adoção de medidas simples pode-se reduzir cerca de 30% dos riscos de desenvolvimento da doença. Para a detecção precoce do câncer de mama, é necessário que todas as mulheres estejam atentas em relação a saúde das mamas, incluindo as mulheres com deficiência auditiva, para isso é necessário pensar em medidas especificas para atender essa população. Objetivo: Verificar o aprendizado de mulheres surdas sobre a Prevenção e rastreamento do câncer de mama por meio de vídeo educativo. Método: Trata-se de um estudo multimétodo, constituído por uma pesquisa metodológica com vistas à validar o aprendizado de mulheres surdas sobre câncer de mama através de vídeo educativo. A pesquisa será realizada em duas instituições de Fortaleza-Ce, onde concentram-se um quantitativo suficiente da amostra da população surda, Instituto Cearense de Educação de Surdos, e o Instituto Filippo Smaldone. Dessa forma a amostra acontecerá por meio de duas etapas distintas: Na primeira etapa acontecerá a avaliação aparente onde serão selecionadas por conveniência sete mulheres do Instituto Cearense de Educação de Surdos, que por meio do Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva avaliarão o vídeo, o instrumento que será utilizado para essa avaliação contempla 14 questões abordando os seguintes critérios: interatividade, objetivos, relevância e eficácia, e clareza. Na segunda etapa será realizada a avaliação de aprendizagem, para contemplar essa etapa a pesquisadora construirá um questionário que será utilizado como pré e pós-teste com o intuito de identificar o conhecimento das mulheres surdas sobre câncer de mama. O questionário será composto por dez questões objetivas de múltipla escolha, onde cada questão terá cinco possibilidades de resposta, e somente uma alternativa verdadeira.  Para que o questionário seja considerado eficaz e adequado. Considerando as recomendações de Pasquali participarão dessa etapa 7 especialistas na temática de câncer/ saúde da mulher, a fim de confirmar se as perguntas elaboradas estão claras e de fácil compreensão para a sua aplicabilidade com as mulheres surdas. A busca por esses especialistas se dará por meio dos critérios estabelecidos por Jasper, onde cada especialista tem que se enquadrar, em pelo menos três dos critérios que serão estabelecidos. Para validação do questionário os especialistas farão uso do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo (IVCE).  Após questionário validado pelos especialistas essa etapa ocorrerá em ambas as instituições que ofertam ensino para surdos. Para análise de dados será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) a fim de mensurar o percentual de concordância para cada item individualmente e depois para o IVC geral. Será adotado o valor de, no mínimo, 0,8 (80%) de concordância para considerar o instrumento válido. Esta pesquisa será submetida para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE TOMAZ DE CARVALHO - UFC
Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Interno - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 11:17
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