Construção e validação de vídeo educativo para prevenção do pé diabético centrado no apoio social da pessoa com diabetes
pé diabético; estudo metodológico; educação em saúde; apoio social; validação
Trata-se de um estudo de delineamento metodológico, com abordagem quantitativa dos dados, com o objetivo de construir e validar vídeo educativo centrado no apoio social da pessoa com diabetes. A pesquisa será realizada em cinco etapas: Revisão bibliográfica (Scoping Review); Produção do roteiro e storyboard; Validação do roteiro e storyboard; Edição do vídeo; E estudo piloto (Validação semântica). No processo de validação, a busca dos juízes pesquisadores será por meio da Plataforma Lattes ou por indicação de terceiros/ bola de neve. E os juízes serão divididos em dois grupos distintos: juízes de conteúdo (expertise) e juízes técnicos (técnicos em tecnologias digitais). O instrumento de validação será composto por duas partes: a primeira parte contém dados de identificação, sociodemográfica, e formação profissional; a segunda parte contém questões referentes à validação do vídeo.Os dados após coleta serão tabulados em banco de dados previamente elaborado no programa Excel®, versão 2016 e, posteriormente, submetidos a processamento estatístico com auxílio do pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 20 for Windows®, com o valor de referência de p ≤ 0,05 para resultados significativos. E será calculado o grau de concordância dos juízes por meio do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para cada item do instrumento, esse índice corresponde à proporção em porcentagem de juízes que responderam “Concordo” ou “Concordo parcialmente”. É recomendado para seis ou mais juízes, um IVC mínimo de 78%. E após processo de validação, será realizado o estudo piloto. Ressalta-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) sob o parecer 5.194.726.