Espiritualidade no desenvolvimento infantil: Construção dos pressupostos de uma teoria de médio alcance.
Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Taxonomia; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade
Apesar do crescimento e o desenvolvimento infantil acontecerem paralelamente, o primeiro se refere à hipertrofia e divisão celular, já o segundo refere a aquisição de capacidades sejam físicas, mentais, emocionais, morais e espirituais. No que tange o desenvolvimento, ele acontece de forma diferente de acordo com a faixa etária que a criança se encontra, como por exemplo a criança de idade intermediária/escolar que começa a desenvolver a moral, o social e formar o autoconhecimento. Nesse sentido, o desenvolvimento moral se relaciona com o espiritual, mas as vezes quando o espiritual é introduzido, na infância, acaba sendo condicionado e limitado ao moral sem perpassar o autoconhecimento, a natureza, o sagrado, dentre outras formas de desenvolver a espiritualidade. Sob essa ótica, a espiritualidade passa oculta no desenvolvimento das crianças nos países lusófonos que possuem uma pluralidade de religiões, sobretudo no território brasileiro. Para isso, reconhecer a importância da espiritualidade é promover um cuidado holístico de enfermagem, mesmo quando esse é pouco evidenciado na taxonomia da NANDA-I e inexistente quando se trata ao desenvolvimento da infância. Objetivo: Diante dessas questões, o estudo se objetiva construir uma teoria de médio alcance para o desenvolvimento espiritual infantil melhorado. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um estudo de validade teórico-casual que se objetiva gerar hipóteses que suscitam relações clínicas e casuais através da teoria de médio alcance. Para isso, será seguido o percurso metodológico para definir a abordagem da teoria, esclarecer o núcleo conceitual, levantar os conceitos chaves, realizar um pictograma e construir proposições. Por fim, paralelamente a realização da teoria de médio alcance, acontecerá uma revisão integrativa que fundamentará a pesquisa para levantar o conceito, os antecedentes (fatores etiológicos) e os consequentes (Fatores relacionador) que irão compor o pictograma que demonstre a relação entre os achados visando gerar proposições.