Banca de DEFESA: N'GHALNA DA SILVA

DISCENTE: N'GHALNA DA SILVA
DATA: 20/12/2021
LOCAL: Sala Virtual - Meets

Crescimento e desenvolvimento de crianças atendidas em consulta de puericultura em unidades básicas de saúde: da caracterização à associação entre os fatores extrínsecos.

Crescimento e desenvolvimento; Criança; Saúde bucal; Alimentos, dieta e
nutrição; Gravidez.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O crescimento e o desenvolvimento infantil são fenômenos amplos, contínuos, dinâmicos e de difícil mensuração, promovidos pela atuação de fatores intrínsecos e extrínsecos, representados, dentre outros, pela alimentação, saúde e cuidados gerais com a criança. A pesquisa objetivou caracterizar e associar diferentes fatores extrínsecos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento de crianças atendidas em consulta de
puericultura em unidades básicas de saúde de um município cearense. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal e de abordagem mista, realizado no período de fevereiro a julho de 2021, no Centro de Saúde de Acarape e no Posto de Saúde São Benedito (Acarape – CE). Após consentimento, foi aplicado um questionário às mães, abordando desde os aspectos socioeconômicos aos hábitos alimentares e de higiene oral das crianças. Em seguida, foram avaliados o crescimento e o desenvolvimento infantil. Os dados foram organizados e analisados, empregando-se os Testes Qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher. Admitiu-se P
< 0,05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unilab, conforme parecer no 3.399.050. Das 70 mães, 90,00% tinham renda de até um salário mínimo, 65,71% foram submetidas ao parto cesárea e 97,14% tinham amamentado ou estavam amamentando. Das 70 crianças, 81,43% nasceram a termo, 94,29% eram acompanhadas pelo serviço de saúde, 32,00% consumiam bolacha doce/recheada e 42,86% bebiam suco de frutas com açúcar. A maioria tinha baixa estatura e peso adequado para a idade. Dos infantes, 91,43%, 87,14%, 97,14% e 97,14% eram “normais” para os domínios psicossocial, de linguagem e motor fino e grosso, respectivamente. Dos participantes, 87,14% tinham seus dentes/gengiva higienizados por seus pais, com escova dental e fralda embebida em água. Observou-se associação entre a mãe ter realizado mais de 6 consultas de pré-natal e o filho apresentar relação IMC/Idade inadequada (p = 0,0127) e entre a criança consumir bolacha doce/recheada apresentar relação IMC/Idade inadequada (p = 0,0392), bem como a mãe ter escolaridade superior ao ensino fundamental incompleto e higienizar os dentes/gengiva do filho com escova dental e dentifrício (p = 0,0305). Conclui-se que, apesar do reduzido grau de escolaridade, do exercício de atividade profissional não remunerada e da limitada renda familiar, as mães eram conscientes quanto ao planejamento da gravidez, da idade adequada para a concepção, da importância do pré-natal e dos riscos do consumo de bebida alcóolica e do hábito de fumar no período gestacional. Sobre as associações, observou-se discrepância entre o número de consultas de pré-natal, a ingestão de sobremesa e o IMC/Idade do infante, bem como entre a concepção, o tipo de parto e a Estatura/Idade. Verificou-se convergência entre a ingestão de bebida alcóolica pela gestante, a concepção e o Peso/Idade do infante, assim como entre o tipo de parto e o Peso/Idade. Identificou-se uma concordância entre a ingestão de bolacha doce/recheada e o IMC/Idade do infante, bem como entre a ingestão de bolacha doce/recheada, de sobremesa e de leite e suco de fruta com açúcar e os meios de higiene oral.

Presidente - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Externo ao Programa - 1985462 - ERIKA HELENA SALLES DE BRITO