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Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIANE MORAIS DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIANE MORAIS DE JESUS
DATA: 17/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - Meets
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DA DOR AGUDA DO INFARTO DO MIOCÁRDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Infarto do Miocárdio; Tratamento de Emergência; Enfermagem; Educação e Saúde; Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O infarto agudo do miocárdio (IAM) caracteriza-se como a morte das células de uma região do músculo cardíaco por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. O quadro clínico do IAM surge como dor torácica que pode surgir em aperto, queimação, pressão ou peso associadas, ou não, a irradiação para membro superior, mandíbula juntamente com desconforto em epigastro. Assim, para pessoas leigas, reconhecer os sinais e sintomas do IAM torna-se uma situação complexa. Nesse contexto, a educação em saúde é uma das principais medidas de promoção da saúde e as tecnologias educacionais podem ser facilitadoras do processo de apreensão do conhecimento desses indivíduos. Dessa maneira, objetivou-se construir infográfico educativo para orientação de leigos sobre dor do infarto agudo do miocárdio. Será realizado estudo metodológico utilizando o referencial da Teoria cognitiva de aprendizagem multimídia (TCAM) aplicada ao uso de infográficos. Serão realizadas quatro etapas: 1. Levantamento do conteúdo a ser utilizado no infográfico educativo, por meio de análise situacional sobre o conhecimento de pacientes acerca da temática; 2. Revisão integrativa da literatura pertinente; 3. Construção do infográfico educativo animado e 4. Validação por enfermeiros especialistas e público-alvo. Para a construção do infográfico educativo seguindo o traçado metodológico proposto por Maciel et al. (2015) que determina o planejamento, produção, implementação e avaliação do infográfico. Após construído, a tecnologia educacional será validada por especialistas serão seguidos os pressupostos de Jasper (1994) e também pelo público-alvo. Para análise dos dados, será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o teste binominal para verificar se a proporção de concordância dos itens do infográfico será estatisticamente igual ou superior a 80%, com nível de significância de 5%. O estudo respeitará a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, onde aguardará aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3155460 - LIVIA MOREIRA BARROS
Externo à Instituição - LUCIANA MARA MONTI FONSECA - NENHUMA
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Notícia cadastrada em: 04/11/2021 11:07
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