EDUCAÇÃO SANITÁRIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
enfermagem, vigilância sanitária, metodologias, aprendizagem, acadêmico
A partir do atual panorama da educação mundial devido às exigências impostas pela pandemia da COVID-19, exigindo a adaptação para novas modalidades de ensino, verificou-se a importância das TDIC para a continuidade e fortalecimento das ações educativas em modelo emergencial. Contudo, estas tecnologias devem estar alicerçadas por metodologias de aprendizagem, partindo uma lógica não mais emergencial e sim de novo modelo de educação que ocorra de forma planejada, direcionada e qualificada. Nesse sentido, a aplicação de metodologias de ensino quanto aos conteúdos de vigilância sanitária, por exemplo, pode favorecer à ampliação de uma consciência em saúde, beneficiando a medidas que alavanquem a qualidade do cuidado prestado, aperfeiçoando o processo de trabalho em enfermagem. O estudo tem como objetivo geral analisar a aplicação de metodologias de ensino mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação na formação acadêmica em Vigilância Sanitária e objetivos específicos construir instrumento de coleta de dados acerca do conhecimento em vigilância sanitária para acadêmicos de enfermagem; avaliar metodologias direcionadas ao ensino remoto para desenvolvimento de estratégias educativas alinhadas a formação acadêmica referentes aos conteúdos de vigilância sanitária e aferir o conhecimento dos estudantes dos últimos semestres do curso de graduação em enfermagem da UNILAB, quanto aos conteúdos de vigilância sanitária, antes e após formação específica. Trata-se de pesquisa transversal de natureza mista com abordagem avaliativa, exploratória e metodológica. O público-alvo será acadêmicos de enfermagem da UNILAB. Para tanto, a pesquisa consta de seis etapas: construção do instrumento; definição da metodologia de ensino; pré-teste do instrumento; coleta de dados online; planejamento e elaboração do curso de vigilância sanitária e análise dos dados.