Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: ALINE PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 18/06/2021
LOCAL: Sala Virtual - Meets

AVANÇOS CIENTÍFICOS SOBRE O USO DE FÓRMULAS ARTIFICIAIS EM CRIANÇA COM ALERGIA A PROTEINA DO LEITE DE VACA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Hipersensibilidade a Leite. Fórmulas infantis. Criança. Nutrição infantil

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente projeto tem como objetivo analisar os avanços e perspectivas do conhecimento científico no uso de fórmulas infantis em crianças com APLV. Trata-se de uma revisão de escopo que consiste em um tipo de revisão de literatura de caráter exploratório, amplamente utilizada na área das ciências da saúde e que visa mapear conceitos chaves, fontes e evidências disponíveis acerca de um determinado assunto. Para construção e desenvolvimento desse estudo serão utilizadas as recomendações propostas pelo Preferred Reporting items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR) contidas no protocolo publicado pelo Manual para Revisores da Joanna Briggs Institute (JBI). A utilização desse protocolo oferece um plano para o estudo de escopo e limita a ocorrência de viés na pesquisa, aumentando assim a clareza e rigor na elaboração da revisão, para isso serão seguidas as seis etapas estabelecidas: 1. Identificação da questão de pesquisa em busca de explicar e interligar o objetivo com a questão da pesquisa; onde serão utilizados para construção da estratégia de busca o método PCC, acrônimo às palavras População, Conceito e Contexto (PCC); 2. Identificação de estudos relevantes, etapa na qual foi realizada uma busca piloto nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a fim de verificar a existência de revisões em andamento ou publicadas, testar os descritores e a aplicabilidade dos critérios de relevância. No entanto, não foram encontradas revisões relacionadas ao tema proposto; 3. Seleção de estudos realizada com base nos elementos PCC, para a busca definitiva da scoping study serão utilizados os termos que constam nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings(MeSH), utilizados no teste piloto nos três idiomas: inglês, espanhol e português, e o mesmo operador booleano AND em todas as bases de dados; essa etapa será realizada por dois revisores, afim de que seja feita a leitura completa dos artigos e análise dos dados; 4. Mapeamento dos dados, etapa em que os estudos selecionados serão inseridos em um formulário de construídos a partir de uma planilha Excel compartilhada no drive, que fornecerá informações gerais sobre o estudo e seu objetivo; 5. Agrupamento, resumo e relato de resultados, momento em que será realizado a análise dos estudos, e interpretação dos resultados encontrados; 6. Consulta: Por tratar-se de uma etapa opcional, será analisada a necessidade de inseri-la nesse estudo, conforme a quantidade de informações extraídas da literatura pesquisada.

Presidente - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO
Interno - 1452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE