Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIS LESSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIS LESSA DOS SANTOS
DATA: 07/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meets - Online
TÍTULO:

Vamos pegar no pé: O Agente Comunitário de Saúde na identificação da pessoa com diabetes mellitus com pé em risco de feridas.


PALAVRAS-CHAVES:

Pé Diabético, Agentes Comunitários de Saúde, Educação em Saúde.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica não-transmissível (DCNT) com aumento crescente de pessoas sendo diagnosticadas cujo suas complicações estão associadas a altas taxas de morbimortalidade, dentre as quais destaca-se o pé diabético. Dados epidemiológicos indicam que o pé diabético é responsável por aumento de internações e amputações em pessoas com diabetes não controlada. Assim, o presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito de uma intervenção educativa online para os Agentes Comunitários de Saúde sobre a identificação da pessoa com DM com o pé em risco de feridas. As atividades serão realizadas por meio de
plataformas online (Google Meet e Whatsapp) com os Agentes Comunitários de Saúde dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e municípios do maciço de Baturité, todos localizado no estado do Ceará. O estudo ocorrerá em duas fases: na 1a fase ocorrerá reunião com a secretária da saúde e os coordenadores das unidades básicas de saúde para diagnóstico do local e do público alvo e na 2a fase serão realizadas as oficinas educativas com as seguintes etapas: 1 – Vamos entender sobre o diabetes? 2 - Vamos identificar as pessoas com diabetes com o pé em risco e 3 – Vamos pegar no pé de pessoas com diabetes. Cada oficina ocorrerá por um mês, com duração média de 50 minutos cada atividade de capacitação. O efeito da capacitação será avaliado por meio de questionário aplicado pré e pós a capacitação. Espera-se que estas oficinas de capacitação destinadas aos agentes comunitários de saúde contribuam para a identificação da pessoa com DM com o pé em risco de feridas e, assim, esses profissionais auxiliem na identificação precoce, para auxiliar assim de modo eficaz na prevenção. Dessa forma auxiliar na prevenção além do mesmo ser mais um facilitador de informação por meio da educação em saúde da população sobre o autocuidado com os pés.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA MARIA ARAÚJO CHAGAS COSTA LIMA - UFC
Interno - 3053721 - ANNE FAYMA LOPES CHAVES
Presidente - 2181980 - VIVIAN SARAIVA VERAS
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 10:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1