Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE

DISCENTE: SARA DO NASCIMENTO CAVALCANTE
DATA: 21/08/2020
LOCAL: Online - Google Meet

ABSENTEÍSMO E PRESENTEÍSMO ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS:

fatores de risco e de proteção.

Absenteísmo. Presenteísmo. Fatores de risco. Saúde ocupacional. Enfermagem em saúde do trabalhador.

É notório que o ambiente laboral interfere na vida dos trabalhadores, seja positiva ou negativamente. Diante de um cenário de trabalho com muitas peculiaridades, tal como o espaço universitário, a instituição estudada congrega fatores intrínsecos adicionais, ao se considerar sua localização interiorizada, políticas institucionais em desenvolvimento, convivência entre categorias profissionais múltiplas, além da interferência de aspectos associados ao contexto nacional vigente e internacional. Adicionalmente, o perfil laboral em universidades públicas inclui características específicas quanto a jornada de trabalho, padrão de atividades exercidas, ergonomia e relações interpessoais/hierárquicas que podem contribuir para a manifestação dos fenômenos de absenteísmo e presenteísmo na organização. Diante desse quadro, destaca-se  o papel da enfermagem na sistematização da assistência nos serviços de saúde ocupacional, com vistas à promoção da saúde e proteção específica dos riscos ocupacionais. Por tanto, o  tema anteposto baseia-se na demanda de se avaliar a ocorrência desses fenômenos na realidade laboral da instituição, bem como, verificar a influência de fatores de risco e de proteção associados, a fim de nortear a IES na realização de intervenções. Propõe-se, como objetivo geral, analisar o quadro de absenteísmo e presenteísmo entre servidores públicos de uma IES, na perspectiva dos fatores de risco e de proteção associados. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, a ser realizada em duas etapas: a primeira, de caráter documental e retrospectivo, baseada em banco de dados secundário sobre afastamentos os servidores da IES por motivo de saúde,  abrangendo o período de 2010 a 2019; a segunda, fundamenta-se em um levantamento de campo, empregando estratégia online de coleta de dados sobre presenteísmo, qualidade de vida no trabalho e risco de esgotamento profissional. A população consistirá de 574 servidores da IES: 285 técnicos administrativos em educação e 289 docentes, com lotação na sede, localizada no estado do Ceará. A amostra, calculada de 234 participantes, será estratificada com base na categoria profissional e no sexo; com protocolo de seleção aleatória por sorteio com reposição; e recrutamento pelo envio de convite ao e-mail institucional do servidor, com mensagem contendo link para o questionário de autopreenchimento elaborado em ferramenta online. Serão excluídos os servidores que estiverem cedidos ou afastados da universidade por licença gestante/maternidade, licença saúde, licença capacitação ou qualquer outro tipo de afastamento. A pesquisa deverá ser realizada entre os meses de setembro de 2020 a setembro de 2021, com coleta de dados prevista para ser iniciada em novembro de 2020. O projeto será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será disponibilizado a cada um dos participantes.

Externo ao Programa - 1863830 - ANDRESSA SUELLY SATURNINO DE OLIVEIRA
Presidente - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA