INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, BURNOUT E SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO HOSPITALAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19
Inteligência emocional; Esgotamento profissional; Segurança do paciente; Atenção terciária à saúde; COVID-19.
O ambiente de trabalho seguro e saudável é decorrente do engajamento dos profissionais. Para tal, competências emocionais, como: empatia, trabalho em equipe, adaptabilidade, autoconsciência emocional, podem propiciar o engajamento desejado pelos gestores. As competências emocionais são atributos da inteligência emocional. Entretanto, no desafio da pandemia decorrente da COVID-19, esses atributos são ainda mais essenciais. A hipótese do presente estudo é que as emoções estão fortemente ligadas à atitude e conduta profissional para o cuidado seguro e são afetadas no cenário desafiador da pandemia. O objetivo deste estudo é avaliar a relação da inteligência emocional dos profissionais de equipes de saúde com o clima de segurança do paciente no contexto da pandemia por COVID-19. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Os participantes serão 485 profissionais de saúde assistenciais de um hospital terciário no interior do Ceará. O local foi escolhido por ser referência no tratamento de pessoas acometidas por COVID-19. Serão aplicados os questionários Avaliação da Inteligência Emocional (Trait Meta-Mood Scale), Maslach Burnout Inventory-Human Services Survey (MBI-HSS) para avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em profissionais de saúde e o Questionário Atitude Segura (Safety Attitudes Questionnaire) para avaliar a cultura de segurança do paciente. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unilab, conforme parecer de n°. 3.128.082/2019 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº. 05304818.2.0000.5576, contemplando os requisitos da Resolução 466/2012 do Ministério da Saúde do Brasil, sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Os dados serão tabulados em planilhas, utilizando-se o software Excel for Windows©, e analisados estatisticamente por meio de análise descritiva e inferencial, utilizando-se o pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22. Espera-se com esse estudo, subsidiar a gestão para investir em estratégias para aumentar as competências emocionais dos seus profissionais de saúde e com isso a cultura de segurança do paciente.