Banca de DEFESA: DAYLLANNA STEFANNY LOPES LIMA FEITOSA

DISCENTE: DAYLLANNA STEFANNY LOPES LIMA FEITOSA
DATA: 29/05/2020
LOCAL: A Banca será realizada por Videoconferência.

APRENDIZAGEM SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E USO DO PRESERVATIVO MASCULINO COM UNIVERSITÁRIAS GUINEENSES

Enfermagem. Aprendizagem. Educação em saúde. Saúde da Mulher. Preservativo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

As questões socioeconômicas e culturais influenciam diretamente na saúde sexual e reprodutiva da população africana. O preservativo masculino tem dupla função, previne infecções sexualmente transmissíveis e evita a gravidez. Conhecer a forma correta de seu uso e ter acesso ao mesmo fortalece e trás autonomia à mulher. Este estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva e uso correto do preservativo masculino. Trata-se de estudo quase experimental do tipo antes e depois; cumpriu as etapas de pré-teste para avaliar conhecimento; intervenção com vídeo educativo sobre o tema, pós-teste para avaliar aprendizagem. Local do estudo foi a Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), sediada em Redenção Ceará, selecionada pela alta concentração de estudantes internacionais de países lusófonos. O público alvo foram estudantes guineenses do gênero feminino regularmente matriculas nos cursos ofertados pela instituição. Coleta de dados ocorreu em novembro de 2019, em sala de aula equipada com retroprojetor. Explicados os procedimentos de coleta, aplicado pré-teste; em seguida projetado vídeo educativo e aplicado pós-teste do conteúdo em saúde. Os resultados evidenciaram que a maioria das participantes  não tem companheiro (51%); recebem auxílio governamental (95.2%); média deidade das participantes foi de 23.7 anos com desvio padrão de 2.8 anos; não usaram preservativo na última relação sexual (29,8%); tiveram relação sem preservativo nos últimos 12 meses (41.3%). Em relação aos acertos pré-teste, a variável área do curso influenciou de maneira significativa para área de biológicas (p=0,014). No pré-teste a média de acertos foi de 6.97; no pós-teste imediato a média de 7.03. Os resultados evidenciam significativa diferença de conhecimento entre antes e após a aplicação da intervenção.

Interno - 2452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE
Presidente - 535.040.708-20 - LORITA MARLENA FREITAG PAGLIUCA - UFC