Banca de DEFESA: DIEGO DA SILVA FERREIRA

DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala 202 Campus Auroras

AURICULOTERAPIA EM ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE DE CUNHO INTERNACIONAL

Enfermagem. Saúde Mental. Auriculoterapia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estresse, ansiedade e depressão são patologias psíquicas que afetam a vida dos indivíduos e esses transtornos estão cada vez mais presentes no ambiente acadêmico. No desígnio de ultrapassar esses estados emocionais, muitas vezes as pessoas recorrem ao uso da Auriculoterapia. Objetivou-se avaliar o efeito da auriculoterapia sobre os níveis de estresse, ansiedade e depressão em acadêmicos de uma universidade de cunho internacional. Trata-se de um estudo quase experimental com abordagem quantitativa e longitudinal, realizado nos campi do Ceará da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participaram 347 alunos dos cursos de graduação presencial, selecionados de forma não probabilística. A pesquisa aconteceu em seis etapas: explicação sobre a pesquisa; aplicação dos questionários de levantamento de dados socioeconômico e demográfico, perfil acadêmico, hábitos de vida e autopercepção da ansiedade e Escala de Medida de ansiedade, depressão e stress –EADS; tabulação dos dados; análise estatística descritiva e analítica; e 8 sessões de auriculoterapia, a saber: fase 0 recrutamento, fase 01 (4 semanas de auriculoterapia) e fase 02 (8 semanas de auriculoterapia). Os dados foram organizados no programa Microsoft Excel 2010 e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Para a análise dos dados foram testes de Mann-Whitney e Friedman. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB sob o número do Parecer: 3.466.072 (CAAE: 06650919.0.0000.5576).  Participaram  da  casuística  196  (52,4%)  do  sexo  masculino, 265 (70,9%) com a faixa etária entre 20 – 29 anos; 285 (76,2%) brasileiros, 169 (45,2%) pardos, 147 (39,3%) negros, 315 (84,2%) solteiros. Verificou-se que ser mulher (p-0,000), ser autoconsiderado ansioso ( p- 0,000) e não buscar tratamento para a ansiedade ( p- 0,002) demonstraram correlação estatística com a ansiedade. Em relação ao estresse e sexo percebeu- se que as mulheres são mais estressadas (p-0,000). Os brasileiros foram os mais estressados (p-0,000). Concernente a depressão, os participantes com idade até 24 anos apresentaram maior escores (p -0,013). As mulheres (p -0,000), nacionais (p- 0,000) tiveram maior escores. Ao ser feita a auriculoterapia observou-se que houve diferença nos escores de ansiedade, estresse e depressão na comparação direta - Friedman, mas quando se faz separadamente a fase 0-1, fase 1-2 e fase 0-2; a diferença é real entre 0-2 como comparado com o Friedman, mas só é significativa na primeira etapa - fase 0-1; entre a 1 e 2 não há diferença. O acesso à universidade abarca alterações que são marcadas pelo estabelecimento de novas conexões afetuosas, possíveis imprecisões e desapontamentos com relação à carreira escolhida e necessidade de reorganização da rotina. O ambiente universitário se mostrou um espaço de potencialidades e adoecimento mental para os estudantes. Este espaço precisa ser problematizado e modificações precisam ser implementadas para que o estudante explore as possibilidades de ensino e aprendizagem de forma eficiente e eficaz. A auriculoterapia como uma forma de tratar sofrimento mental e intervir no estresse, ansiedade e depressão se mostrou eficaz, por tanto, é uma técnica que deve ser estimulada e implementada nas universidades.

Externo ao Programa - 3057033 - ALBERTINA ANTONIELLY SYDNEY DE SOUSA
Interno - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE