Banca de DEFESA: FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES

DISCENTE: FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES
DATA: 23/12/2019
LOCAL: Sala 202 Auroras

SIMULAÇÃO CLÍNICA AVANÇADA SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E CEREBRAL: AVALIAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Aprendizagem; Competência profissional; Enfermagem; Simulação; Prática do Cuidado

Resumo: O avanço das tecnologias em relação às práticas assistenciais para o cuidado em emergência tem requerido uma busca incessante pelo conhecimento. Portanto, a utilização da simulação clínica avançada torna-se fundamental para a melhoria desse processo. Diante disso, o objetivo deste trabalho é avaliar o desenvolvimento do conhecimento e a satisfação e autoconfiança de estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública após a aplicação de uma intervenção educativa “Simulação clínica em Parada Cardiorrespiratória e cerebral em adulto”. Trata-se de estudo experimental, controlado, com abordagem antes e depois no qual foram comparados dois grupos: Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI) (utilizou-se uma intervenção educativa: simulação clínica em parada cardiorrespiratória e cerebral). Estudo realizado em uma universidade púbica no município de redenção no período de julho a novembro de 2019. A amostra foi composta por estudantes de enfermagem, ao final obteve-se um total de 60 estudantes, 30 no GC e 30 no GI. A coleta foi realizada em quatro etapas: 1) reunião com o coordenador do curso para informações sobre horários de disciplina e quantitativo de alunos; 2) reunião com os discentes para apresentação do estudo; 3) treinamento da equipe de coleta, além do pesquisador principal; e 4) aplicação da simulação. Na realização da coleta aplicou-se um instrumento que avaliava o conhecimento antes e após a simulação. Após a simulação, utilizou-se um instrumento que avaliava a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da simulação. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Na análise do perfil dos estudantes de enfermagem, observou-se a predominância do sexo feminino, tendo 67% (21) mulheres na amostra. Em relação ao número de acertos e erros do pré-teste e pós-teste, variou no pré-teste com mínimo de 7 e máximo de 30 acertos. Após a simulação, na realização do pós-teste houve variação de mínimo de 11 e máximo de 30. Para comparação intergrupos, aplicou-se o teste de U de Mann-Whitney, com p<005 para ambos os momentos de teste. Para avaliar a evolução dos grupos, utilizou-se o teste de wilcoxon e infere-se que em ambos os grupos houveram uma evolução positiva que é quando a nota do pós-teste foi superior à do pré-teste, entretanto nos grupos intervenção, todos os participantes obtiveram evolução positiva com valor de p<005. Após a avaliação da retenção de conhecimento pelos alunos no pré-teste, quando compara ao pós-teste, a avaliação da simulação clínica como estratégia de ensino-aprendizagem mostrou-se eficaz, tanto para a obtenção de conhecimento como para o desenvolvimento de competências procedimentais dos alunos. Ressalta-se a importância das tecnologias com estratégias pedagógicas eficazes no ensino aprendizagem.

Externo à Instituição - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA - UFPI
Interno - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Interno - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2053154 - TAHISSA FROTA CAVALCANTE