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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA DIANA PEREIRA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÚLIA DIANA PEREIRA GOMES
DATA: 17/12/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 2 Auroras
TÍTULO:

Vídeo Educativo sobre Saúde Mamária para surdas e ouvintes


PALAVRAS-CHAVES:

Surdez. Tecnologia Assistiva. Vídeos Educativos. Neoplasias da Mama. Educação em Saúde


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: Mundialmente, mais de um bilhão de pessoas possuem algum tipo de deficiência, como por exemplo, a surdez, que é a cultura constituída por pessoas que compreendem o mundo através de figuras visuais e comunicam-se por meio da língua de sinais. Os surdos, nos últimos anos, beneficiaram-se com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, as quais permitem a abordagem de vários assuntos, como o câncer de mama, que é o tipo que mais acomete as mulheres no mundo. Diante das estratégias de promoção da saúde, o enfermeiro pode educar a mulher surda sobre detecção precoce do câncer de mama, por meio da utilização de vídeo educativo acessível. Objetivo: Construir e validar o Vídeo Educativo Saúde Mamária para surdas e ouvintes. Método: Estudo metodológico, no qual será utilizado o Modelo de Kindem e Musburger (2005) como referencial para a construção de vídeo educativo, composto por três fases: fase de pré-produção, produção e pós-produção. O storyboard será construído e passará por avaliação de especialistas de conteúdo e técnicos, estes serão selecionados a partir dos critérios de Joventino (2013) e Barbosa (2008). Serão gravados vídeos por intérprete de LIBRAS, estes vídeos serão entregues ao design de animação, o qual fará o desenho, com movimentos de acordo com o áudio, legenda e intérprete de LIBRAS, de forma que fiquem sincronizados. A tecnologia produzida será submetida ao crivo de interpretes que deverão assistir o vídeo educativo, e, ao final, preencher o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA), com os seguintes atributos: interatividade, objetivos, relevância e eficácia e clareza. Estes são avaliados pela escala de Likert: (0) Inadequado; (1) Parcialmente adequado; (2) Adequado. Os itens com concordância menor que 80% serão modificados e após a finalização a tecnologia passará pelo teste piloto com mulheres surdas e ouvintes. As mulheres surdas serão convidadas a assistirem o vídeo educativo no Instituto Cearense de Educação dos Surdos e as ouvintes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participarão mulheres acima de 18 anos, surdas que não possuam outras deficiências associadas, e mulheres que não sejam estudante ou profissional da área da saúde. As participantes responderão ao pré-teste, terão acesso ao vídeo educativo e, ao final responderão ao pós-teste e ao QUATA. Os dados serão analisados e observadas as sugestões para que sejam corrigidos os erros antes de ofertar o Vídeo Educativo Saúde Mamária para uma população maior. Serão realizados procedimentos estatísticos apropriados para avaliar a validade do Vídeo Educativo Saúde Mamária: Teste de Mcnemar, Teste de Wilcoxon, Teste de Mann-Whitney, Teste de KruskallWallis, Teste exato de Fisher e Índice de Valide de Conteúdo (IVC). Os dados serão transferidos, processados e organizados em tabelas. A proposta passará pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB. Resultados Esperados: Espera-se conseguir adaptar o conteúdo da Vídeo educativo para LIBRAS, e que seja adequado para a educação de surdos de forma inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO
Externo à Instituição - MIRIA CONCEIÇÃO LAVINAS SANTOS - NENHUMA
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 10:48
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