Banca de QUALIFICAÇÃO: NICÁSIO URINQUE MENDES

DISCENTE: NICÁSIO URINQUE MENDES
DATA: 05/12/2019
LOCAL: Sala 202 Auroras

Associação entre estilo de vida, estresse e aspectos relacionados à saúde bucal de acadêmicos de uma universidade internacional

Saúde bucal (D009909); Universidades (D014495); Estilo de vida (D008019); Fadiga (D005221

Vivências individuais, estilo de vida, fatores sociodemográficos e econômicos, estresse e conhecimento podem influenciar o estado de saúde do ser humano. Nesse contexto, indivíduos que ingressam na Universidade, por serem susceptíveis ao estresse e a modificações de valores, crenças e atitudes, tornam-se vulneráveis ao desenvolvimento de patologias, incluindo as orais. O projeto objetiva caracterizar, relacionar e comparar os fatores sociodemográficos e econômicos, estilo de vida, estresse e aspectos relacionados à saúde bucal de acadêmicos brasileiros e internacionais, graduandos da área da saúde, de uma universidade de cunho internacional, de acordo com a nacionalidade e semestre em curso. A pesquisa exploratória, descritiva e mista será conduzida com acadêmicos, no início, meio ou fim do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), os participantes preencherão um questionário, contendo perguntas objetivas e subjetivas relacionadas aos aspectos sociodemográficos e econômicos, conhecimento e práticas em saúde bucal e estilo de vida (hábito alimentar, prática de atividade física, consumo de bebida alcóolica e hábito de fumar). Em seguida, será aplicado um questionário relacionado ao estresse. Os dados obtidos serão organizados no Excel for Windows e analisados pelo programa Epi Info. Para avaliar a relação entre as variáveis categóricas, será aplicado o Teste de Qui-quadrado ou Teste exato de Fisher. Para as variáveis quantitativas, será aplicado o teste de Kolmogorov-Smirnov ou Shapiro-Wilk para a verificação da normalidade dos dados. Caso esses apresentem uma distribuição não normal, a comparação entre dois ou três grupos será feita aplicando-se o teste de Mann-Whitney ou teste de Kruskal Wallis, respectivamente. Caso os dados apresentem distribuição normal, será aplicado o teste t ou Análise de Variância (ANOVA), seguida de teste de Tukey para comparação entre dois ou três grupos, respectivamente. Será adotado o nível de significância de P<0,05. A avaliação das respostas a perguntas subjetivas será feita por meio da técnica de Análise de Conteúdo. A condução do projeto permitirá uma melhor compreensão dos fatores que se inter-relacionam com a saúde bucal de estudantes de distintas nacionalidades, sujeitos ao processo adaptativo do meio universitário.

Interno - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Interno - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO