Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GIRLANE SOUSA ALBUQUERQUE BRANDÃO

DISCENTE: MARIA GIRLANE SOUSA ALBUQUERQUE BRANDÃO
DATA: 15/08/2019
LOCAL: Sala 202, Bloco C Campus das Auroras

LASERTERAPIA ASSOCIADA À TERAPIA FOTODINÂMICA NO TRATAMENTO DE FERIDAS INFECTADAS EM PACIENTES DIABÉTICOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.

Terapia a Laser; Feridas; Estresse Oxidativo; Cicatrização.

O objetivo deste estudo é avaliar o uso da laserterapia associada à terapia fotodinâmica no tratamento de feridas infectadas em pacientes diabéticos. Trata-se de ensaio clínico randomizado, que será realizado no ambulatório de estomaterapia do hospital municipal de Aracoiaba-Ce, no período de novembro de 2019 a junho de 2020. A amostra será randomizada em dois grupos, sendo Intervenção (Laser e Terapia fotodinâmica) e Controle (Terapia convencional e Polihexanida), ambos com 19 indivíduos, totalizando uma amostra final de 38 participantes, conforme cálculo realizado para amostra finita. Será aplicado Instrumento semiestruturado para coleta de dados clínico-epidemiológicos, antropométricos, hábitos de vida, condições de saúde e avaliação da pele, feridas e membros inferiores; Instrumento Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH) para acompanhar o processo de cicatrização da lesão e Escala de Meggitt-Wagner para avaliar a gravidade da ferida. Será utilizado no grupo intervenção o Protocolo para técnica de tratamento das feridas com PDT, que orienta a prática de laserterapia associada com terapia fotodinâmica, e no grupo controle, o Protocolo para técnica de tratamento das feridas com Poliexamida. Serão realizadas 12 sessões de tratamento no grupo intervenção e controle, duas vezes por semana, com intervalo de 72 horas. Será realizada coleta microbiológica do espécime das lesões infectadas em pacientes diabéticos por meio de swab com meio de transporte Stuart, que serão analisadas no Laboratório de Microbiologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.  A carga bacteriana será analisada antes da primeira sessão de tratamento e reavaliada após as 12 sessões tanto no grupo intervenção como controle. Os dados obtidos serão tabulados no programa Excel 2016 e armazenados em banco de dados, no qual os resultados serão apresentados em frequência absoluta e relativa em tabelas. Os dados quantitativos serão submetidos ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e expressos em forma de média e erro padrão da média. Os dados com distribuição normal serão analisados por meio do teste t de Student e ANOVA. Os dados com distribuição anormal serão analisados por meio do teste de Mann-Whitney e Qui-quadrado de Pearson. As análises serão realizadas utilizando o programa estatístico Epi Info versão 7.2.2.16 para Windows, adotando confiança de 95% e significância se p<0,05. A pesquisa seguirá os princípios éticos, em consonância com o que preconiza a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Externo à Instituição - ELIANE MARTINS AMADIO - UNINOVE
Externo à Instituição - LÍVIA MOREIRA BARROS - UEVA