Banca de DEFESA: SAMUEL SOARES MENDES PEREIRA

DISCENTE: SAMUEL SOARES MENDES PEREIRA
DATA: 17/07/2019
LOCAL: Sala 202, Bloco C Campus das Auroras

VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROTOCOLO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM PARA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE DA PESSOA COM MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

Circuncisão feminina, Cuidados da enfermagem, Protocolos

A Mutilação Genital Feminina (MGF) é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos, de crianças e mulheres, e uma forma extrema de discriminação contra o gênero, devida suas consequências para a saúde. Atualmente a prática da mutilação constitui fenômeno global e exige do profissional Enfermeiro condutas adequadas no âmbito da saúde sexual e reprodutiva. O objetivo deste estudo é validar o conteúdo do protocolo de cuidado de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da pessoa com MGF. Reflete um estudo metodológico, realizado em duas fases: Elaboração e validação do conteúdo do protocolo. Realizado no período de fevereiro de 2018 a julho de 2019. Na primeira fase, foram incluídas três etapas do referencial para elaboração do protocolo, que consistem em: seleção e refinamento dos tópicos; revisão integrativa; e decisão de mudança na prática. A segunda fase, validação do conteúdo, concerne à adequação e ou relevância da amostragem da área do conteúdo analisado. Foi utilizou o Índice de Validade do Conteúdo (IVC), para quantificar a extensão da concordância dos itens entre os 07 juízes que compôs a avaliação/julgamento de domínios e componentes do protocolo. O cálculo amostral dos juízes se deu a partir de modelo estatístico de proporção máxima de aceitação dos itens, em relação à variável dicotômica e a diferença aceitável dessa proporção. A busca dos mesmos foi com apoio da plataforma Lattes, pela técnica de bola e ou rede de referência. Sendo as escolhas para julgamento, seguidas de critérios de inclusão. Os dados obtidos foram organizados e analisados com ajuda de instrumentos de coleta de dados (matriz síntese e escore Likert), no Microsoft Office Excel versão 2013. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e aprovado conforme parecer nº 3.416.402, por cumprir todos os preceitos éticos da Resolução N.º 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na analise da concordância foi obtido o IVC total de 0,85, considerado excelente. Portanto, o conteúdo do protocolo de cuidados de enfermagem na atenção primaria para pessoas com mutilação feminina, mostrou se válido para subsidiar o conhecimento acadêmico e auxiliar na elaboração e validação clínica de um protocolo da enfermagem na MFG.

Presidente - 1769364 - LEILANE BARBOSA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 05/07/2019 09:29