Banca de DEFESA: RACHEL LUCAS DA COSTA

DISCENTE: RACHEL LUCAS DA COSTA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Sala 202, Bloco C Campus das Auroras

TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA DISCENTES LUSÓFONOS.

Terapia Comunitária Integrativa; Promoção da Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O ambiente universitário é gerador de mudanças significativas boas ou más no estilo de vida dos estudantes no que se refere a dieta, exercícios físicos, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, vida sexual e estresse. No caso de alunos migrantes de países lusófonos além das dificuldades comuns emerge dificuldades financeiras, discriminação étnica e racial. Essas experiências negativas afetam o desempenho dos discentes levando ao surgimento de sofrimento psíquico e de doenças físicas. A Terapia Comunitária Integrativa desponta como parte da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares e se propõe reforçar a rede de apoio, criar espaços de inclusão, resiliência, valorização das diversidades resgatando heranças culturais e história pessoal do sujeito. O estudo consiste em analisar a Terapia Comunitária Integrativa como espaço de partilha e expressão de sentimentos, averiguando suas contribuições na promoção de saúde para discentes lusófonos. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa realizado com discentes de uma universidade lusófona que participaram de rodas de Terapia Comunitária Integrativa elaboradas para a proposta desse estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira. O processo de coleta de dados se instituiu em três etapas: primeira etapa iniciou-se com o convite e a divulgação da realização das rodas de Terapia Comunitária Integrativa para os discentes estrangeiros na tentativa de formar um grupo de alunos que se adequasse aos critérios de inclusão da pesquisa. Na segunda etapa foram realizadas dez sessões de Terapia Comunitária Integrativa no período de outubro de 2018 a março de 2019 com intuito de obter informações sobre temas (inquietações) e estratégias de superações. Terceira etapa seguiu-se com a finalização do processo terapêutico ocasião em que foram entrevistados seis estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Através do formulário foram feitas perguntas semiestruturadas para avaliar as contribuições da Terapia Comunitária Integrativa na promoção de saúde. Utilizou-se a história oral temática como técnica de pesquisa. O material empírico foi dividido em quatro eixos temáticos: Da diáspora Africana a receptividade no Brasil; O ambiente universitário lusófono e os seus desafios; De onde vem essa força? e A Terapia Comunitária Integrativa como local de encontro, descobertas e cuidado. Identificou-se que todos os estudantes declararam boa receptividade brasileira, os principais desafios na ambiência universitária se referem a adaptação a cultura, distância da família, medo da violência, língua brasileira e o preconceito. Acreditamos poder evidenciar neste trabalho a Terapia Comunitária Integrativa como um recurso de promoção a saúde que concilia a construção de redes de apoio social, proporciona mudanças de parâmetros sociais e acredita nas competências de cada sujeito na superação de suas dificuldades. E ainda pode-se apreender a partir dos depoimentos orais que diversas foram as mudanças que ocorreram no cotidiano de estudantes estrangeiros, houve-se uma melhor compreensão de si e do outro, que a estratégia pode viabilizar autoestima e empoderamento pessoal reconhecendo no seu potencial de transformação, ao nível individual. É capaz de consolidar vínculos com a família e melhorar aspectos como o lazer e a espiritualidade.  Pode estabelecer na universidade um espaço de apoio criando condições e convívio entre contextos culturais e sociais distintos.

Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Interno - 3057033 - ALBERTINA ANTONIELLY SYDNEY DE SOUSA