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Banca de DEFESA: MORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA
DATA: 19/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras
TÍTULO:

MANUAL SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO BÁSICO


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade, Inclusão, Pessoa com Deficiência, Manual


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Os temas acessibilidade, inclusão e Pessoa com Deficiência (PcD) vêm recebendo mais atenção na sociedade brasileira nos últimos anos. Para tanto, leis, normas, decretos que conferem direitos específicos a essa clientela foram criadas para que as PcD sejam incluídas no âmbito educacional, social e na saúde podendo exercer melhor sua atividade diária. Assim como a saúde, a educação também é um dos principais direitos da pessoa com deficiência. No entanto, essa temática nas instituições de ensino emergem junto a diversos questionamentos sobre como está a qualidade e abrangência do ensino das PcD, pois estas deparam-se com várias dificuldades para utilizar os serviços educacionais disponíveis. Nesse cenário, a acessibilidade e inclusão merecem atenção dos profissionais. Objetivou-se desenvolver um manual sobre acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência no ensino básico. Tratou-se de um estudo metodológico de desenvolvimento realizado no período de maio a outubro 2018 em uma instituição de ensino internacional de nível superior no estado do Ceará. A amostra foi composta por 14 juízes, destes, 09 de conteúdo e 05 de aparência. O manual foi desenvolvido mediante referencial metodológico de Echer (2005), nesse estudo foi contemplado as 6 primeiras fases que envolve: levantamento de conteúdo, seleção e fichamento do conteúdo, elaboração textual, criação das ilustrações, diagramação, consulta a expertises de conteúdo/aparência na área de interesse. Os juízes foram escolhidos mediante amostragem bola de neve. Para a coleta de dados foi entregue dois instrumentos com especificidade para análise de conteúdo (IVCE) e aparência (SAM) já validados e na validação do manual utilizou o Índice de Validade do Conteúdo (IVC), o S-CVI/Ave; S-CVI/UA; I-CVI, utilizando o Excel versão 2010 para registro dos dados e, esses foram analisados pelo Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e as Diretrizes e Normas da Pesquisa em Seres Humanos, na Resolução 466/2012 foram respeitados. Resultados: O processo de construção envolveu a consulta de 06 artigos, 04 livros, 01 tese, 06 documentos de organizações e 7 envolvendo legislação, totalizando 24 materiais que foram fichados para leitura e composição. Após o término do fichamento, foram construídos os seguintes tópicos: Pessoa com Deficiência: perspectiva histórica e cultural, abordando conceito de PcD, tipos de PcD, PcD e educação; Acessibilidade da PcD ressaltando o conceito de acessibilidade, classificação de acessibilidade, acessibilidade e educação; Inclusão escolar da PcD, envolvendo a inclusão e educação da PcD e, por fim, o tópico Saiba Mais. Em seguida, iniciou-se a elaboração textual com um estilo de letra simples e de fácil leitura, utilizando para os títulos, fonte Grand Hotel e tamanho de letra de 45pt, e para o corpo do texto letra de 20pt com fonte Ubuntu Font Family. Composto por 27 ilustrações, destas, 18 foram desenhadas a mão livre pelo profissional de design, 01 retirada da internet e 08 foram criadas pelo diagramador através do programa Adobe illustrator CC. E para a diagramação de todo o conteúdo do manual utilizou-se o programa Adobe Indesign CC. E na última etapa, houve a diagramação do manual correspondendo à organização, formação dos tópicos, das páginas e do layout. Na fase de validação, os 14 juízes são enfermeiros, destes, treze são do sexo feminino e da região nordeste; nove com tempo de formação entre 06 e 10 anos, doutores e atuam na área assistencial e onze trabalham na área da docência ou assistencial a mais de 5 anos. Com relação a produções, publicações e orientações de trabalhos acadêmicos, nota-se, que apenas 04 juízes orientaram trabalho acadêmico em nível de mestrado e destes, apenas um orientou mais de 05 trabalhos. Quanto a orientação de trabalho acadêmico em nível doutorado, apenas 01 juiz orientou, com mais de 05 trabalhos orientados envolvendo a temática de estudo. Observa-se que os 14 juízes publicaram trabalhos envolvendo a temática em estudo, destes, dez publicaram 04 trabalhos ou mais e sete, metade, apresentou a temática Pessoa com Deficiência como maior publicação e quanto ao desenvolvimento de tecnologia educativa 02 juízes desenvolveram materiais educativo, um com apenas um material desenvolvido e o outro com três materiais, somando 4 materiais educativos desenvolvidos, dentre esses a cartilha foi o único tipo de material desenvolvido. Quanto a validação de conteúdo as porcentagens de concordância entre os juízes, no domínio objetivo, variaram de 77,8% a 88,9%. Os dois itens com valores abaixo do aceitável (80%) foram: proporciona reflexão sobre o tema e incentiva mudança de comportamento. No domínio estrutura/apresentação, as porcentagens de concordância variaram de 55,6% a 100,0%, os itens com porcentagens abaixo do aceitável foram: linguagem apropriada ao material educativo (77,8%) e interativa (55,6%); informações corretas (66,7%), objetivas (66,7%) e necessárias (66,7%) e tamanho do texto adequado (55,6%), todos esses itens foram dignos de alteração, conforme sugestão dos juízes. O último domínio envolve a relevância do manual e obteve variação de porcentagens de concordância, entre os juízes, de 88,9% a 100,0% o que representa valores aceitáveis, sem necessidade de modificações. Os especialistas de aparência avaliaram a tecnologia impressa, “Manual sobre Acessibilidade e Inclusão do aluno com deficiência no Ensino Básico” como adequado mediante vinte e dois itens, compreendidos em seis domínios com porcentagem de concordância variando de 80,0% a 100,0 %. Vale ressaltar que dois domínios, layout/apresentação e adequação cultural, foram avaliados em 100% juntamente aos itens: características do layout, tamanho e tipo de letra; semelhança, lógica, linguagem, experiência, imagem cultural e os exemplos encontraram-se todos adequados para o intuito do manual construído, atingindo o objetivo da tecnologia desenvolvida. Conclusão: Considerou-se o “Manual sobre Acessibilidade do aluno com deficiência no ensino básico” válido, tendo em vista passar pelo processo de validação, por parte de juízes especialistas em conteúdo e aparência, apresentando uma linguagem adequada, acessível, atraente e de fácil compreensão para os professores do ensino básico o que contribuirá para a ampliação do conhecimento dos mesmos. Quanto a elaboração textual, a autora elaborou a primeira versão do manual educativo mediante a literatura pertinente, bem como ajustou as alterações sugeridas após a análise dos juízes, configurando-se o processo de validação, onde os mesmos escreveram suas sugestões para tornar o manual apropriado para o público-alvo. E os itens, associados ao propósito do manual, que apresentaram discordância entre a avaliação dos juízes, foram modificados. Assim, a versão final do manual ficou com 27 ilustrações, próximas aos seus respectivos textos, e 44 páginas, com tamanho de formatação de 23cm de altura X 16cm de largura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JENNARA CANDIDO DO NASCIMENTO - ESTÁCIO
Interno - 535.040.708-20 - LORITA MARLENA FREITAG PAGLIUCA - UFC
Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Externo à Instituição - PAULO CÉSAR DE ALMEIDA - UECE
Notícia cadastrada em: 05/02/2019 14:50
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