Banca de QUALIFICAÇÃO: GUTEMBERG DOS SANTOS CHAVES

DISCENTE: GUTEMBERG DOS SANTOS CHAVES
DATA: 15/01/2019
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ACERCA DO USO DO PRESERVATIVO MASCULINO EM UNIVERSITÁRIOS ANGOLANOS.

Reservativos. Recursos Audiovisuais. Estudantes. Aprendizagem

O uso de preservativo masculinos entre angolanos configura-se como um problema de saúde pública, uma vez que ainda ocorre a baixa adesão dessa prática, o que aumenta o risco de gravidez indesejada e da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Em virtude desse cenário, houve o aumento do interesse acerca do desenvolvimento e aplicação de tecnologias educativas que visem promover a aprendizagem e o favorecimento de uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Assim, diversas tecnologias vêm sendo utilizadas e incorporadas como ferramentas em práticas educativas. Dentre essas tecnologias, destaca-se o vídeo educativo, o qual se apresenta como uma ferramenta didática e tecnológica que proporciona o processo de ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, o objetivo deste estudo será avaliar a aprendizagem de universitários angolanos do gênero masculino acerca do uso do preservativo masculino. Tratar-se-á de um estudo quantitativo, exploratório e do tipo quase-experimental. A amostra será constituída por 110 universitários angolanos do gênero masculino que estudam em cursos presenciais na Unidade Acadêmica Palmares e no Campus da Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A pesquisa será desenvolvida em três etapas, a saber: 1º etapa: captação dos universitários que obedecerem aos critérios de inclusão e exclusão; 2º etapa: Aplicação do questionário pré-teste, aplicação do vídeo “Saúde Sexual e Reprodutiva” e aplicação do pós-teste imediato; 3º etapa: Aplicação do pós-teste tardio em um intervalo de 15 dias após a segunda etapa. Os dados coletados serão organizados no programa Microsoft Excel 2019 e analisados de forma descritiva e inferencial pelo programa Epi Info versão 7.0.2. Para análise inferencial serão utilizados os testes Qui-quadrado, t de Student para amostras pareadas ou Mann Whitney e o teste McNemar. Além disso, será adotado o nível de significância de p ≤ 0,05. A coleta de dados somente será iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Preservativos. Recursos Audiovisuais. Estudantes. Aprendizagem

Externo à Instituição - JENNARA CANDIDO DO NASCIMENTO - ESTÁCIO