Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: DIEGO DA SILVA FERREIRA
DATA: 20/12/2018
LOCAL: Sala de Videoconferência em Palmares III.

A AURICULOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE INTERNACIONAL.

Enfermagem. Saúde Mental. Auriculoterapia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente projeto tem como objetivo realizar um estudo quase experimental com uso da auriculoterapia aplicada a estudantes universitários da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no controle de estresse e ansiedade. Trata-se de um estudo quase-experimental, longitudinal, com abordagem quantitativa. A coleta de dados acontecerá em seis etapas, a saber: primeiramente será feita uma explicação sobre o projeto e a importância da pesquisa; na segunda etapa serão aplicados três questionários, descritos a seguir: 1. Questionário de levantamento de dados sociodemográficos; 2. Escala de Medida de ansiedade, depressão e stress (EADS) que é composta por 21 questões divididas em três subescalas que avaliam os estados de ansiedade, depressão e stresse sendo que cada uma é constituída por sete questões objetivas. O resultado do participante é fornecido pela soma dos resultados das sete questões, assim, a pontuação destas podem variar de 0 a 21, sendo que quanto maior é a pontuação, mais estados afetivos negativos existem; 3.  Word Health Organization Quality of Life Instrument - Whoqol-bref (avaliação de qualidade de vida), instrumento autoaplicável composto de 26 questões. O Whoqol-bref possui cinco escalas de respostas do tipo Likert. Para interpretação das facetas do instrumento deverá ser calculado a média de cada domínio de acordo com as pontuações marcadas pelos participantes, a saber: necessita melhorar quando for 1 até 2,9; regular 3 até 3,9; boa 4 até 4,9 e muito boa 5; na terceira ocorrerá a tabulação dos dados; na quarta etapa será feita a análise estatística; na quinta etapa os alunos que tiverem maior índice de estresse e ansiedade serão convidados a participarem de 12 sessões de auriculoterapia, as quais terão duração média de 10 a 15 minutos. Os locais estimulados para diminuir o stress e ansiedade serão os pontos Shenmen e Tronco Cerebral; e, por fim, na sexta etapa serão reaplicados os questionários e será feita a comparação dos resultados (pré e pós-teste). O estudo será realizado nos campi da Liberdade, das Auroras e na Unidade Acadêmica dos Palmares.   Para a definição da amostra utilizou-se o cálculo de populações finitas e adotou-se uma prevalência de 50%, um complemento da proporção da amostra de 50%, um erro amostral de 5% e grau de confiança de 95%. Segundo dados disponíveis na página online da UNILAB, no primeiro semestre de 2018.1, o quantitativo de 3.474 estudantes estava matriculado na instituição. Assim, a amostra deverá ter, no mínimo, 346 acadêmicos distribuídos nos cursos presenciais da UNILAB. A análise dos dados será feita no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. Para a análise das variáveis categóricas será utilizado o teste do Qui-Quadrado. Já para as variáveis contínuas será realizado o teste de normalidade Kolmogorov-smirnov e, posteriormente, caso seja identificada a normalidade dos dados serão utilizados os Teste t de Student e ANOVA. Serão utilizados também os testes de Tukey (se variâncias iguais presumidas) ou Games-Howell (se variâncias iguais não presumidas). Entretanto, se os dados forem anormais serão utilizados para a análise os testes de Mann-Whitney e Kruskal Wallis. Além disso, os dados serão explorados quanto às frequências absolutas e relativas e as medidas de tendência central e dispersão. O estudo será realizado cumprindo a Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde.

Interno - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO