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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PRISCILA MARQUES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PRISCILA MARQUES LIMA
DATA: 21/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL PARA SURDOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Doenças Sexualmente Transmissíveis, Recursos Audiovisuais, Educação em Saúde, Pessoas com deficiência auditiva.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

As pessoas com deficiência estão, cada vez mais, tornando-se visíveis na sociedade por representarem uma parcela significativa na população. No Brasil, há cerca de 46 milhões  de pessoas com deficiência. O Ceará é o terceiro estado com maior índice de pessoas com alguma deficiência. A comunicação com as pessoas surdas ocorre através da língua brasileira de sinais, reconhecida pela a legislação. Esta é uma língua de comunicação gesto-visual que possui uma gramática própria, e independe da língua portuguesa. A sexualidade é um dos aspectos pouco explorado na comunidade surda, o que induz a adoção de estigma e dogmas relacionados ao seu exercício. Nesse sentido, é possível identificar a necessidade da realização de ações de promoção da saúde e desenvolvimento de tecnologias educativas que possibilitem a diminuição da vulnerabilidade sexual a qual o surdo está inserido. Este estudo tem como objetivo construir e validar um vídeo educativo sobre uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) para surdos. Trata-se de um estudo metodológico, com método misto do tipo sequencial exploratório. O método sequencial exploratório tem duas fases de coleta de dados e de análise de dados, na qual a primeira etapa é representada pela qualitativa, e em seguida a quantitativa que será desenvolvida sobre os resultados da primeira fase qualitativa. Na primeira etapa será realizado um diagnóstico do conhecimento prévio dos surdos sobre as IST’s e a segunda fase será a construção e validação do vídeo educativo sobre a IST identificada na fase anterior. A amostra da primeira fase da pesquisa será composta por surdos de uma instituição de educação exclusiva para surdos, localizada em Fortaleza, Ceará e selecionados por amostragem de julgamento. Os critérios de inclusão serão: alunos matriculados regularmente, que tenham no mínimo 18 anos. Os critérios de exclusão serão: surdos que possuam alguma limitação que impeça a participação na pesquisa. A amostra da segunda fase da pesquisa será composta por 22 juízes por meio de uma amostragem não probabilística, do tipo rede de cadeia, dentro dos critérios estabelecidos. A primeira fase do estudo será a avaliação do conhecimento do surdo acerca das IST’s, com o intuito de identificar um diagnóstico situacional. Serão utilizadas duas técnicas de coleta de dados: aplicação do questionário Sexually Transmitted Disease Knowledge Questionnaire e a realização de grupo focal. A segunda fase, será a construção e validação do vídeo educativo por meio de 6 fases: 1-pré-produção: sinopse e argumento, 2-pré-produção: roteiro, 3-pré-produção: storyboard, 4-produção do vídeo, 5-pós-produção e 6-validação do conteúdo e aspectos técnicos/aparência do storyboard. A validação do conteúdo e técnica será baseada em julgamento por juízes na área da saúde e comunicação. Quanto à análise dos dados obtido, no grupo focal será utilizado o método de codificação de dados por análise de conteúdo utilizando o Software IRAMUTEQ. Esta pesquisa respeitará os aspectos éticos, de acordo a resolução Nº 466/2012.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Interno - 1769364 - LEILANE BARBOSA DE SOUSA
Interno - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Notícia cadastrada em: 10/12/2018 16:13
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