Banca de DEFESA: CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO

DISCENTE: CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO
DATA: 19/12/2018
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras.

A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Vigilância Sanitária; Ensino; Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo teve como objetivo compreender o processo de formação do enfermeiro para a atuação no campo da vigilância sanitária (VISA). Trata-se de pesquisa com abordagem mista, do tipo multimétodos, exploratória, documental e descritiva, inspirada na Teoria das Representações Sociais, realizado nos municípios de Fortaleza e Redenção – CE. Inicialmente foram analisados 98 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), ementas ou matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas brasileiras. A análise quantitativa foi desenvolvida por meio de estatística descritiva e inferencial e, na parte qualitativa, utilizou-se o software IRAMUTEQ versão 0.7 alpha 2014 para analisar os documentos dos cursos encontrados, juntamente com a análise categorial temática proposta por Bardin. Posteriormente, foram realizados 30 testes de associação livre de palavras (TALP), seguidos de entrevistas, com enfermeiros que atuam na área da vigilância sanitária no município de Fortaleza e, com estudantes que cursavam o último semestre da graduação em enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em que se procurou aprofundar a temática do ensino da vigilância sanitária. Contou-se com o auxílio do software EVOC para a análise das evocações proferidas durante o TALP, e com a técnica desenvolvida por Laurence Bardin para a análise das entrevistas, aplicando-se ainda, o software IRAMUTEQ. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNILAB, sob parecer nº 2593330. Por meio da pesquisa documental, verificou-se que somente 2,04% dos documentos analisados possuem uma disciplina específica voltada para o ensino da vigilância sanitária, no entanto 26,26% apresentaram conteúdos de VISA diluídos em componentes curriculares ao longo do curso. Entre as disciplinas que abordam conteúdos relacionados com a VISA destacam-se: Enfermagem e vigilância em saúde 11 (54,57%), Epidemiologia 03 (13,65%), Saúde ambiental 03 (13,65%), Bases psicossociais da prática de Enfermagem 01 (4,55%), Parasitologia, Biossegurança e Controle de infecções e riscos sanitário hospitalar 01 (4,55%) e Prática de enfermagem e atenção integral à saúde 01 (4,55%). A pesquisa de campo demonstrou que o ensino da vigilância sanitária na graduação em enfermagem é percebido pelos participantes do estudo como insuficiente. A análise dos discursos de todos os entrevistados, bem como a análise lexicográfica revelaram que a inserção de conteúdos da VISA, na maioria das vezes, ocorre de modo superficial, o que dificulta a compreensão do discente acerca desse assunto, necessitando ser explorada de maneira mais aprofundada. Encontrou-se, por meio de um processo de triangulação dos resultados, que todos os achados obtidos nesse estudo mostraram-se convergentes e apontam que as representações sociais do processo de formação do enfermeiro não está voltado para a sua atuação no campo da vigilância sanitária. Conclui-se que os resultados desta pesquisa sinalizam que os conteúdos relativos ao ensino da área da vigilância sanitária nas instituições pesquisadas, quando presentes, encontram-se majoritariamente inseridos em componentes curriculares diversos, o que pode apontar à fragilização da formação nessa área. Constatou-se ainda que as representações sociais dos estudantes revelam que a vigilância sanitária é percebida como um possível campo de atuação do enfermeiro, porém esses participantes não conseguem discorrer com clareza a respeito do seu papel nesse contexto.

Presidente - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Interno - 2452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE