Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES

DISCENTE: FRANCISCO MAYRON MORAIS SOARES
DATA: 16/10/2018
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

SIMULAÇÃO CLÍNICA AVANÇADA SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E CEREBRAL: AVALIAÇÃO COM ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Enfermagem; Competência Profissional; Simulação; Emergência

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A ampliação do conhecimento em relação as práticas assistenciais em emergências têm requerido uma busca incessante pelo conhecimento. E estratégias tecnológicas têm contribuído de forma substancial para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a utilização da simulação clínica avançada torna-se de fundamental importância para melhoria desse processo. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar os efeitos de intervenção educativa “Simulação clínica avançada em Parada cardiorrespiratória e cerebral” com estudantes do curso de Graduação em Enfermagem em Universidade Pública. Trata-se de estudo quase experimental, prospectivo e de abordagem quantitativa. A amostra será composta por estudantes de enfermagem divididos de forma intergrupal, sendo metade desses para compor o grupo controle e os demais grupo intervenção. A pesquisa será realizada em quatro etapas, das quais constitui de reunião com o coordenador do curso para informações sobre horários de disciplina e quantitativo de alunos; para a segunda etapa, reunião com os discentes para apresentação do estudo; a terceira etapa refere-se ao treinamento de equipe de coleta, além do pesquisador principal; e a quarta etapa a aplicação da simulação. Os dados serão analisados de acordo com a distribuição dos mesmos, tanto por análise descritiva como inferencial. Seguirão os Aspectos Éticos conforme resolução 466/2012. Ademais, espera-se com o estudo que a utilização da simulação clínica trará maior satisfação e autoconfiança da aprendizagem. Outrora, ainda será averiguado o conhecimento dos estudantes acerca da parada cardiorrespiratória e cerebral. Sobremodo, ressalta-se a importância das tecnologias com estratégias pedagógicas eficazes no ensino aprendizagem.

Externo à Instituição - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA - UFPI
Interno - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO