Banca de QUALIFICAÇÃO: AGLAUVANIR SOARES BARBOSA

DISCENTE: AGLAUVANIR SOARES BARBOSA
DATA: 10/10/2018
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO – CEARÁ.

Enfermagem; Distribuição Espacial da População; Pessoas com Deficiência; Promoção da Saúde; Agentes Comunitários de Saúde.

Em todo o mundo, pessoas com deficiência apresentam piores perspectivas de saúde, níveis mais baixos de escolaridade, menor participação econômica e taxas de pobreza mais elevadas em comparação as pessoas sem deficiência. Isso, em parte, pode ter relação com as barreiras no acesso aos serviços como arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, de informação e de saúde. Sendo assim, é pertinente reforçar a iniciativa também de atitudes de identificação das localidades onde residem essa clientela para consequentes atividades focadas na vigilância, prevenção e controle em saúde. Neste sentido, objetivou-se principalmente identificar a distribuição espacial de Pessoas com Deficiência Visual nas Unidade Básica de Saúde sede do Município de Redenção-Ce. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. A pesquisa será realizada em quatro etapas, das quais, na primeira, ocorrerá a validação do roteiro textual do curso de capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde. Ocorrerá através da validação de conteúdo ou análise de juízes. Na segunda etapa será realizada a apresentação da proposta ao Coordenador e definida a data para convite formal aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O momento com todos os ACS será concretizado em sala reservada previamente. Neste encontro os ACS serão convidados para participarem de uma sessão presencial de capacitação e orientações sobre Pessoa com Deficiência Visual e como identificá-las. A terceira etapa, por sua vez, constituirá o curso de capacitação. Neste encontro será aplicado questionário antes de iniciar o curso para avaliar o conhecimento prévio deles sobre a temática e concretização do curso. A quarta e última etapa será constituída pela busca com os Agentes Comunitários de Saúde por Pessoas com Deficiência Visual residentes nas localidades onde os profissionais são responsáveis, para então, efetivar a coleta do perfil e classificação da Deficiência Visual. Serão organizados os dados coletados com relação a classificação de Pessoas com Deficiência, e será realizada a distribuição espacial para conhecimento da localidade e do perfil deste público em cada Unidade Básica e região para apresentação na Estratégia de Saúde da Família e gestão (Secretaria de Saúde). Os dados serão analisados conforme estatística adequada e baseado na literatura científica sobre a temática. Segundo exigido, o projeto já foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) com parecer Nº 2.890.527. A pesquisa seguirá os Aspectos Ético-Legais da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde concernente à pesquisa envolvendo seres humanos. Como resultados esperados/meta é que seja identificada a distribuição espacial por Unidade Básica de Pessoas com Deficiência Visual presentes no Município de Redenção. Além disso, será identificado o conhecimento de Agentes Comunitários de Saúde sobre Pessoas com Deficiência Visual para posterior intervenção. Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde sobre Pessoas com Deficiência Visual será efetivada com o intuito de contribuir com o conhecimento sobre esse público para estes profissionais.

Presidente - 1773497 - PAULA MARCIANA PINHEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO