Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO CEZANILDO SILVA BENEDITO

DISCENTE: FRANCISCO CEZANILDO SILVA BENEDITO
DATA: 06/09/2018
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras.

GESTANTES E MÃES UNIVERSITÁRIAS: DA REALIDADE AO CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE CUIDADO E REPERCUSSÃO NA SAÚDE.

Gestantes (D037841). Enfermagem Materno-Infantil (D016389). Saúde do Estudante (28461). Universidades (D014495).

O presente projeto tem como objetivo caracterizar, sob diferentes aspectos, a realidade vivenciada por gestantes e mães universitárias, assim como determinar o conhecimento delas sobre as práticas de cuidado, com repercussão em sua saúde e na de seu filho. Trata-se de um estudo descritivo, analítico, retrospectivo, intervencionista e de abordagem mista, conduzido com gestantes e mães universitárias e seus respectivos filhos. Após explicação do projeto para as participantes e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), será iniciada a coleta por meio de questionários e entrevista. O primeiro questionário abordará os aspectos, a saber: - demográficos; - sociais; - culturais; - econômicos; - perfil clínico; - fatores relacionados à saúde bucal; - fármacos utilizados antes e durante a gestação; - fatores relacionados à assistência pré-natal; - fármacos utilizados pelas crianças. O segundo questionário investigará a qualidade de vida das participantes e o terceiro sinais e sintomas de estresse por elas apresentados. A entrevista será usada para coleta das seguintes variáveis: - repercussões da gestação e da chegada do filho nos âmbitos acadêmico e pessoal; - assistência à saúde do binômio mãe-filho; - conhecimento e prática de gestantes e mães para prevenção de doenças do filho; - conhecimento acerca da amamentação exclusiva; - conhecimento sobre alimentação complementar; - conhecimento sobre higiene corporal da criança; - conhecimento saúde oral da criança. Logo após, será realizada a determinação das condições de saúde bucal, pelo registro do Índice CPOD (quantificação dos dentes cariados, perdidos e obturados) e mensuração do pH salivar. Será feita ainda a coleta da microbiota oral, utilizando-se swab estéril. Será solicitado às mães uma amostra de fezes das crianças para realização de testes parasitológicos. Os dados serão tabulados em programa Microsoft Excel 2010 e analisados pelo programa Epi Info versão 7.0.2. A análise das amostras de microbiota coletadas será realizada no Laboratório de Microbiologia da Unilab e no Laboratório de Microbiologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada em Sobral - CE. Os testes parasitológicos serão realizados no Laboratório de Produção de Lâminas da Unilab. Será realizada análise descritiva e analítica, obtendo-se as frequências relativas e absolutas das variáveis categóricas, além de medidas de tendência central (média aritmética, moda e mediana) e dispersão (desvio padrão), para variáveis quantitativas. Para análise das associações entre as variáveis categóricas, será aplicado o teste de Qui Quadrado e, para as variáveis quantitativas, será aplicado o Test t de Student. Será admitido um nível de significância de 5%. As entrevistas serão transcritas e submetidas à análise de conteúdo de Bardin.

Presidente - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Externo ao Programa - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA
Interno - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO
Notícia cadastrada em: 14/08/2018 14:45