Banca de DEFESA: SUSY MARIA FEITOSA DE MELO FREITAS

DISCENTE: SUSY MARIA FEITOSA DE MELO FREITAS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Sala 306, Bloco C, 3º Andar

QUALIDADE DO SONO DE ESCOLARES E SEUS CUIDADORES E SUA INTERFACE COM INDICADORES DE SAÚDE

Sono. Distúrbios do sono. Escolares. Saúde da criança.

O sono de boa qualidade fornece as condições ideais para o desenvolvimento normal do sistema nervoso central, além de exercer funções reparadoras e contribuir para um desenvolvimento físico, social e emocional ótimo. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade do sono de crianças em idade escolar e de seus cuidadores e verificar a interface com indicadores de saúde. Estudo transversal e descritivo, realizado em duas escolas públicas da cidade de Redenção-CE. A população foi composta por 222 escolares e seus respectivos cuidadores. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Distúrbios do Sono em Crianças e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, além de um formulário com questões demográficas, comportamentais e de saúde. Para análise estatística, utilizou-se os testes Qui-quadrado de Pearson, razão de verossimilhança e Mann-Whitney, adotando-se intervalo de confiança de 95% e erro máximo de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) sob parecer 2.296.842. Entre os escolares, houve predomínio de meninas (55,4%) e a média de idade foi de 9,1 anos. O excesso de peso esteve presente em 35,1% e o sedentarismo em 60,8%. Quanto à avaliação do sono, verificou-se prevalência de 9,5% com distúrbios respiratórios do sono, 0,9% com hiperidrose do sono e 27,9% eram enuréticos. Quanto ao escore global da escala de distúrbios do sono, 39,2% dos escolares alcançaram escores superiores à média de 38,2 pontos. Entre os cuidadores, prevaleceu a figura da mãe (80,2%) e a idade média do grupo foi de 37,3 anos. O uso crônico de medicamentos esteve presente em 29,7%. Quanto à avaliação do sono, a maioria dos cuidadores (55,4%) enquadrou-se no quesito de boa qualidade do sono (PSQI < 5). Os insones obtiveram índices globais mais elevados, denotando má qualidade do sono (p=0,000). Observou-se associação significativa entre o estado de saúde do cuidador e a qualidade do sono da criança (p=0,009). Dessa forma, constata-se que a qualidade do sono dos escolares depende de múltiplos fatores e sofre influência do estado de saúde do cuidador.

Externo ao Programa - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Interno - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO