Banca de DEFESA: FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO

DISCENTE: FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala 202, bloco C, Campus das Auroras.

INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NA AUTOEFICÁCIA MATERNA NA PREVENÇÃO DA DIARREIA INFANTIL EM REDENÇÃO, CEARÁ.

Descritores: Diarreia Infantil. Autoeficácia. Tecnologia Educacional. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A diarreia infantil é considerada um grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento, sendo uma das principais responsáveis pela morbimortalidade de crianças menores de cinco anos. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso de intervenções educativas para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil no município de Redenção-CE. Estudo experimental tipo Ensaio Clínico Randomizado com quatro grupos: vídeo educativo; cartilha educativa; vídeo e cartilha educativa e comparação. Foi realizado em quatro Unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade de Redenção-CE. A população foi composta por mães de crianças menores de cinco anos de idade, com amostra final de 280 participantes. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Autoeficácia para prevenção de Diarreia infantil, um formulário socioeconômico e um formulário reduzido para investigação da diarreia por contato telefônico. Os grupos formados foram comparados na linha de base e após dois meses da intervenção, utilizando-se o teste Qui-quadrado (variáveis categóricas) e o teste não paramétrico Mann-Whitney (variáveis contínuas), considerando um alfa crítico de 0,05. Além disso, foram realizados os testes para comparação dos grupos através do Teste Qui-quadrado de Pearson e de McNemar. Para comparação entre os momentos, dentro de cada grupo utilizou-se o Teste Mann-Whitney; e para a comparação entre os grupos, de acordo com o momento, o Teste Kruskal-Wallis. Por fim, procedeu-se ainda a Razão de Chances, no que diz respeito à ocorrência de episódios diarreicos de acordo grupos/comparação após intervenções educativas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e possui o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Verificou-se que após as intervenções educativas, os escores de autoeficácia para prevenir diarreia infantil elevaram-se em cada grupo de intervenção e houve significância estatística entre os mesmos (p<0,05). Ressalta-se que os grupos vídeo e vídeo/cartilha educativa apresentaram fator de proteção para diarreia infantil.  Em relação à comparação do desempenho entre os tipos de intervenções entre os grupos, observa-se apenas uma exceção que foi a comparação entre o grupo cartilha e o vídeo educativo que não apresentou diferença estatisticamente significante. Porém, percebe-se a notável elevação dos escores de autoeficácia após os dois meses, principalmente, no grupo vídeo educativo (passando de 111,5 escores na linha de base para 117,0 escores após 2 meses). Observou-se também associação estatisticamente significante (p<0,05) em todos os grupos intervenção ao comparar ocorrência de episódio diarreico entre as crianças antes e após a realização das intervenções educativas. Além disso, identificou-se uma diminuição significativa desses episódios diarreicos em todos os grupos de intervenção. Dessa forma, constata-se que as tecnologias utilizadas nesse estudo foram eficazes para elevar a autoeficácia materna e consequentemente reduzir os episódios diarreicos.

Externo ao Programa - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Interno - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO
Interno - 2452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES - UFC