Banca de QUALIFICAÇÃO: RACHEL LUCAS DA COSTA

DISCENTE: RACHEL LUCAS DA COSTA
DATA: 27/12/2017
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras.

TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA: ESPAÇO DE EXPRESSÃO DA RESILIÊNCIA HUMANA DOS DISCENTES LUSÓFONOS.

Estudantes; Serviços de Saúde; Terapia Comunitária e Resiliência

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O ambiente universitário é gerador de mudanças significativas boas ou más no estilo de vida dos estudantes no que se refere à dieta, exercícios físicos, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, vida sexual e estresse. No caso de alunos migrantes de países lusófonos além das dificuldades comuns, emerge dificuldades financeiras, discriminação étnica e racial. Essas experiências negativas afetam o desempenho dos discentes levando ao surgimento de sofrimento psíquico e de doenças físicas. A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) desponta como parte da Politica Nacional das Praticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e se propõe reforçar rede de apoio, criar espaços de inclusão, resiliência, valorização das diversidades resgatando heranças culturais e historia pessoal do sujeito .O objetivo do estudo consiste em avaliar a Terapia Comunitária Integrativa como espaço de expressão e construção da resiliência humana para discentes lusófonos analisando suas contribuições e considerando suas estratégias de superação. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa com discentes de uma universidade Lusófona participantes de roda de TCI. O processo de coleta de dados se divide em quatros etapas: Primeira etapa - inicia-se com revisão integrativa para fundamentação teórica com pesquisa nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, Web of sciense de artigos em português, inglês e espanhol e artigos empíricos publicados no período de 2008 á 2018; Segunda etapa - preenchimento pelos alunos do questionário autoaplicável da Escala dos Pilares da Resiliência (EPR) para avaliação de atributos pessoais da resiliência , constituída por 11 atributos e 90 itens validada  no Brasil por Cardoso e Martins (2013); Terceira etapa - serão realizadas dez sessões de TCI  no período de março a agosto de 2018 com intuito de obter informações sobre temas (inquietações) e estratégias de superações e a Quarta etapa - na finalização do processo terapêutico os participantes serão entrevistados através de formulário com perguntas semiestruturada para avaliar as contribuições da TCI na promoção de saúde e expressão da resiliência. O método de análise da pesquisa será feita pela análise de conteúdo de Bardin. Este projeto será submetido a apreciação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira.

Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Externo à Instituição - FRANCISCA LUCÉLIA RIBEIRO DE FARIAS - UNIFOR
Interno - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MICHELL ÂNGELO MARQUES ARAÚJO - UFC