Banca de DEFESA: ANA GESSELENA DA SILVA FARIAS

DISCENTE: ANA GESSELENA DA SILVA FARIAS
DATA: 27/12/2017
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

Comportamentos em saúde de universitários brasileiros e internacionais: hábitos de higiene oral ao estilo de vida.

Saúde bucal; Estudantes; Estilo de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Patologias orais podem ser desencadeadas por agentes biológicos, vivências individuais e coletivas e atuação do ecossistema. Nesse contexto, universitários tornam-se vulneráveis a essas patologias pela adoção de novos comportamentos. O estudo teve como objetivo caracterizar hábitos de higiene oral, estilo de vida e perfil alimentar de universitários brasileiros e internacionais recém-ingressos a uma universidade internacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa. O estudo foi realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com estudantes recém-ingressos e de diferentes nacionalidades. Após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foi preenchido o questionário, o qual abordou as seguintes temáticas: aspectos biológicos, sociodemográficos e econômicos; hábitos de higiene bucal; perfil alimentar e estilo de vida. Os dados foram organizados no Excel for Windows e analisados pelo programa Epi Info. Foi realizada análise descritiva, obtendo-se frequências relativas e absolutas das variáveis categóricas. Para avaliação das relações entre essas variáveis, foi aplicado o Teste qui-quadrado ou Teste exato de Fisher, a depender da viabilidade do teste. Foi adotado o nível de significância de P < 0,05. Participaram do estudo 131 universitários, dos quais 101 eram brasileiros e 30 internacionais. Predominaram participantes do Curso de Enfermagem, do sexo masculino, brasileiros, guineenses e solteiros. Dos participantes, 50,6% dos brasileiros e 63,3% de internacionais consideravam sua higiene oral como regular. Quanto à frequência de escovação, 58,4% dos brasileiros e 56,7% de internacionais faziam-na 3 vezes ao dia. Dentre os meios utilizados na higienização oral, destacaram-se a escova e o creme dental, especialmente entre os universitários internacionais. Quase a totalidade de universitários brasileiros (98,0%) conhecia o fio dental em detrimento de um menor quantitativo de estudantes internacionais (56,7%). Em relação ao seu uso, mais da metade dos brasileiros fazia uso, contrapondo-se aos 76,0% dos internacionais que não o utilizava. A maior parte dos brasileiros buscou atendimento odontológico, quantitativo superior ao de internacionais. A prática de atividade física foi maior entre os universitários internacionais, os quais praticavam principalmente futebol. Para os brasileiros, 29,5% realizavam musculação e 20,4% faziam futebol. A maioria dos estudantes não fumava e, quanto ao consumo de bebida alcoólica, 63,4% dos brasileiros e 50,0% dos internacionais não tinham esse hábito. Os alimentos mais consumidos foram suco de fruta, café e leite com açúcar. Houve uma relação significativa entre idade, busca por atendimento odontológico e prática de atividade física. Observou-se uma associação significativa entre renda, busca por atendimento odontológico e consumo de leite com açúcar. Constatou-se uma relação significante entre ingestão de suco de fruta com açúcar, percepção de higiene oral e frequência de escovação. Resultado semelhante ocorreu com o consumo de café com açúcar. Os dados mostraram uma relação significante entre consumo de leite com açúcar e busca por atendimento odontológico. A partir dos resultados, pode-se concluir que os universitários, independentemente da nacionalidade, apesar de não terem uma adequada percepção da higiene oral e não fazerem uso de todos os meios essenciais para essa prática, eles possuíam uma boa frequência de escovação e buscavam atendimento odontológico. Eles praticavam atividade física, não fumavam e muitos não ingeriam bebida alcoólica. Dentre os alimentos cariogênicos, consumiam principalmente suco, leite e café açucarados. A depender das variáveis estudadas, houve uma associação significativa entre aspectos bio-sociodemográfico e econômico, hábitos de higiene oral, estilo de vida e perfil alimentar. Diante dos dados obtidos nessa pesquisa se podem fomentar debates e ações no ambiente universitário e no seu exterior sobre as temáticas investigadas, com o intuito de prevenir doenças e manter a saúde dos universitários.

Presidente - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Externo à Instituição - ANA KARINE ROCHA DE MELO LEITE - NENHUMA