Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL SOARES MENDES PEREIRA

DISCENTE: SAMUEL SOARES MENDES PEREIRA
DATA: 22/12/2017
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

DESENVOLVIMETNO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DE ENFERMAGEM PARA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE DA VÍTIMA DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA.

Circuncisão feminina, Cuidados da enfermagem, Protocolos.

A Mutilação Genital Feminina (MGF) é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos, de crianças e mulheres e uma forma extrema de discriminação contra o gênero, devido às consequências para a saúde e atualmente a prática constitui fenômeno global. Esta prática, contudo, ainda é comum e exige do profissional Enfermeiro condutas adequadas no âmbito da saúde sexual e reprodutiva. O objetivo desse estudo é desenvolver e validar o conteúdo do protocolo de cuidado de Enfermagem na atenção primária à saúde das vítimas da MGF. Reflete um estudo metodológico, que será realizada em duas fases: desenvolvimento do protocolo e validação do conteúdo do protocolo. Será realizada no período de Abril a novembro de 2018. Na primeira fase, serão incluídas três etapas do referencial para elaboração do protocolo, que consistem em: seleção e refinação dos tópicos; revisão integrativa; e decisão de mudança na prática. A segunda fase, validação do conteúdo, concerne à adequação e ou relevância da amostragem da área do conteúdo a ser medido e utilizará o Índice de Validade do Conteúdo (IVC), para quantificar a extensão da concordância dos itens entre os juízes na análise de domínio e componentes. O cálculo amostral dos juízes dará a partir de modelo estatístico de proporção máxima de aceitação dos itens, em relação ao variável dicotômica e a diferença aceitável dessa proporção. A busca dos juízes será com apoio da plataforma Lattes, técnica de bola de neve e nas instituições pertinentes, sendo a escolha, de forma intencional seguido de critérios de inclusão. Os dados obtidos serão organizados e analisados com ajuda de instrumentos de coleta de dados (matriz síntese/ escore Likert), Microsoft Office Excel versão 2013, software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para sua aprovação. A pesquisa cumprirá todos os preceitos éticos da Resolução N.º 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Interno - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Externo à Instituição - EVELINE PINHEIRO BESERRA - UECE
Presidente - 1769364 - LEILANE BARBOSA DE SOUSA
Externo ao Programa - 912.400.503-72 - SAIWORI DE JESUS SILVA BEZERRA DOS ANJOS - UFC