Banca de DEFESA: TIBELLE FREITAS MAURICIO

DISCENTE: TIBELLE FREITAS MAURICIO
DATA: 18/12/2017
LOCAL: Campus da Liberdade, Laboratório de Informática Sala 012, Lab.1.

Diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada
em estudantes universitários de países lusófonos.

Diagnóstico de Enfermagem. Doenças cardiovasculares. Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo teve como objetivo geral: identificar o diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada nos estudantes universitários de países lusófonos. Tratou-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, no estado do Ceará. A população foi constituída por 2.496 estudantes universitários de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, nascidos nos seguintes países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que estavam matriculados e frequentando regularmente os cursos contemplados no Programa de Graduação da referida universidade. A amostra foi estratificada por país, totalizando 334 estudantes. Efetuou-se a coleta de dados por fonte primária através de entrevista com aplicação de um formulário. No referido instrumento, constavam questões abertas e estruturadas, referentes à identificação do paciente; condições de saúde e fatores de risco do diagnóstico de enfermagem em questão. Após a entrevista, realizou-se a coleta dos dados antropométricos e aferição da pressão arterial, bem como, agendou-se a coleta dos exames laboratoriais. Para inferência do diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada, selecionou-se dez enfermeiras que preenchiam os critérios estabelecidos para atuarem como diagnosticadoras. Empregou-se o teste Qui-quadrado de Pearson para análise de associação entre as variáveis categóricas de interesse, o diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada e seus fatores de risco. Apresentaram-se tabelas nos resultados e a discussão ocorreu sob a forma textual, confrontando-se com a literatura pertinente. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unilab, com o número do parecer: 1.873.108 e emenda: 2.189.523. Respeitaram-se todos os princípios éticos da pesquisa. Observaram-se as seguintes associações: tabagismo com faixa etária igual ou superior a 25 anos (p: 0,000) e  sexo masculino (p: 0,036); estilo de vida sedentário com faixa etária de 18 a 24 anos (p: 0,044), nacionalidade brasileira (p: 0,000), sexo feminino (p: 0,000), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,006) e residência com amigos ou sozinho (p: 0,028); obesidade com ambas as faixas etárias (p: 0,004), nacionalidade brasileira (p: 0,002), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,006), residência com familiares ou cônjuge (p: 0,017) e ocupação (p: 0,002); hipertensão arterial com ocupação de estudante exclusivo (p: 0,019); dislipidemia com faixa etária de 18 a 24 anos (p: 0,010), nacionalidade brasileira (p: 0,000) e cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,000); agente farmacológico com nacionalidade brasileira (p: 0,000), sexo feminino (p: 0,000), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,000), estado civil sem companheiro (a) (p: 0,002), residência com amigos ou sozinho (p: 0,000); conhecimento insuficiente dos fatores de risco modificáveis com nacionalidade internacional (p: 0,000) e residência com amigos ou sozinho (p: 0,000); história de doença cardiovascular com faixa etária de 18 a 24 anos (p: 0,002), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,007) e ocupação de estudante exclusivo (p: 0,001); história familiar de doença cardiovascular com nacionalidade brasileira (p: 0,000), sexo feminino (p: 0,005), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,000) e residência com amigos ou sozinho (p: 0,017). Evidenciou-se que os estudantes universitários de países lusófonos apresentaram o diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular prejudicada (86,8%), o qual teve associação com nacionalidade brasileira (p: 0,000), sexo feminino (p: 0,000), cor da pele amarela, branca ou parda (p: 0,000) e residência com amigos ou sozinho (p: 0,019). Diante do exposto, percebe-se a necessidade de planejamento de estratégias e implementação de ações de saúde voltadas para redução do risco cardiovascular de acordo com as especificidades deste grupo.

Externo ao Programa - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA
Externo à Instituição - MARÍA BEGOÑA SÁNCHEZ-GÓMEZ - EENSC
Presidente - 1944312 - RAFAELLA PESSOA MOREIRA
Interno - 2053154 - TAHISSA FROTA CAVALCANTE