Banca de QUALIFICAÇÃO: MORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA

DISCENTE: MORGAMA MARA NOGUEIRA LIMA
DATA: 05/12/2017
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras

Desenvolvimento de manual sobre Acessibilidade, Inclusão e Pessoa com Deficiência para capacitação de professores do ensino básico.

Acessibilidade, Inclusão, Pessoa com Deficiência, Material educativo, Manual.

Os temas acessibilidade, inclusão e Pessoas com Deficiência (PcD) vêm recebendo mais atenção na sociedade brasileira nos últimos anos. Para tanto, leis, normas, decretos que conferem direitos específicos a essa clientela foram criadas para que as PcD sejam incluídas no âmbito educacional, social e na saúde podendo exercer melhor sua atividade diária. Objetiva-se desenvolver um manual educativo sobre acessibilidade, inclusão e Pessoa com Deficiência para capacitação de professores do ensino básico. Trata-se de um estudo metodológico do tipo desenvolvimento, é aquele que investiga, organiza e analisa dados para construir, validar e avaliar instrumentos e técnicas de pesquisa, com vistas a melhorar a confiabilidade e validade desses instrumentos. A pesquisa será realizada no período de Abril a Julho 2018 em uma instituição de ensino internacional de nível superior no estado do Ceará. A amostra será representada por expertises de conteúdo nas áreas de acessibilidade, inclusão, PcD, e por expertises de aparência nas áreas de tecnologia e/ou validação de instrumento. Para o desenvolvimento do manual, será utilizada como referencial metodológico sobre a elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde e contemplam 7 etapas: levantamento de conteúdo, seleção e fichamento do conteúdo, elaboração textual, criação das ilustrações, diagramação, consulta a expertises de conteúdo/aparência na área de interesse, e consulta ao público-alvo, neste estudo será contemplado até a validação de conteúdo e aparência por expertises. Para a escolha dos expertises de conteúdo e aparência, inicialmente haverá uma consulta à Plataforma Lattes e posteriormente os mesmos serão selecionados por meio de amostragem bola de neve Para avaliação do manual pelos expertises de conteúdo e aparência terá dois instrumento específicos já validados. Para a validação do manual pelos expertises de conteúdo e aparência, utilizará o Índice de Validade do Conteúdo (IVC), o S-CVI/Ave; S-CVI/UA; I-CVI. Os dados obtidos serão organizados no Excel versão 2010 e analisados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). O projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira e as Diretrizes e Normas da Pesquisa em Seres Humanos, na Resolução 466/2012 serão respeitados.

Externo à Instituição - ALINE TOMAZ DE CARVALHO - UFC
Externo ao Programa - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO